HomeBlogControle de materiais na indústria

Fique por dentro do nosso Blog.

Controle de materiais na indústria

O controle de estoque na indústria, é essencial para que ocorra uma boa gestão, independe do tamanho da empresa. Quando se fala em controle de estoque em uma indústria estamos falando de produto final, matéria – prima e componentes, o que deixa o processo mais complexo do que em outros setores.

Manter os níveis de estoques equilibrados para atender a demanda, sem excessos, é necessário que a empresa possua um excelente controle de estoque. Por isso, se sua empresa ainda não tem um controle de estoque eficaz, preparamos uma lista com 4 passos para você começar a melhorar seu controle de estoque.

  1. Organização física

O primeiro passo é ter a organização física dos produtos, para que sejam facilmente armazenados, encontrados e retirados. Determine os espaços por tipo de produto, identifique os corredores, prateleiras e crie endereços de armazenamento, depois identifique os materiais com etiquetas logo no recebimento.

  1. Fluxo de entradas e saídas

Qualquer movimentação de material deve ser registrada no momento exato em que acontece, ou seja, nenhum material entra e sai da empresa ou do almoxarifado sem um documento, que registre essa movimentação: Nota fiscal de entra ou saída, Requisição de Material, ou Ordem de Produção.

  1. Procedimento de controle

Além dos documentos para registro de toda movimentação, que são gerados a partir dos procedimentos, é importante que sejam implantados procedimentos de checagem/conferência, pois quando falamos de controle de estoque envolvemos sistemas informatizados e recursos humanos, e é claro que erros podem acontecer. Por isso, criar um procedimento de conferência física dos materiais recebidos na Nota de Entrada, assim como no material separados para envio, é fundamental.

  1. Inventário frequentes

Depois de todos os procedimentos implantados corretamente, é preciso que sejam realizados inventários periódicos, para a verificação da eficiência do controle de estoque e eventuais ajustes necessários. A prática comum é realizar um inventário anual.

Quer saber mais sobre Controle de Materiais na Indústria? Entre em contato. A TRS Sistemas pode ser a sua aliada nesse processo. Clique aqui e saiba como.

Veja também: