HomeBlogDicas para um controle de estoque eficiente

Fique por dentro do nosso Blog.

Dicas para um controle de estoque eficiente
Postado em: 24.08.2017

Dicas para um controle de estoque eficiente

Limpeza e organização do estoque são itens primordiais para eficácia do controle de estoque, manter os produtos de acordo com a temperatura, umidade adequada e localização estratégica são as primeiras etapas para um controle de sucesso.

Adquira rotinas com horários preestabelecidos para movimentação de mercadorias, dessa forma é possível realizar os preparativos para entrada e saída de insumos.

Delegue responsabilidades na coleta dos relatórios, tais como: fluxo de entrada e saída, indicadores, inventários e organização física do estoque.

Construa fluxograma dos processos de entrada e saída de mercadoria, o intuito é que o processo fique cada vez mais claro e evidente tornando o monitoramento e manuseio de informações automáticas.

Crie um calendário para suas compras, aderir a essa prática é um aliado no que diz respeito à redução de riscos (falta de mercadoria) e a redução de custos por meio de negociação de prazos de pagamento, realizar compras de última hora onera significativamente os custos.

É preciso buscar o equilíbrio quando se trata de mercadoria parada no estoque e a não realização da venda, neste caso alguns pontos devem ser observados, tais como: preço pago em pedidos em grande quantidade, condição comercial dos fornecedores e o giro de estoque referente a cada produto.

Promoções pontuais de produtos menos rentáveis também é uma ótima estratégia para regular os níveis de mercadorias, se livrando de itens encalhados, ampliando o espaço para acomodar mercadorias rentáveis.

Adquirir um software de gestão empresarial é o aliado perfeito para que sua empresa tenha um controle de estoque eficiente, facilitando o controle logístico, realizando o cruzamento de informações em tempo real, indicando prazos e níveis de mercadorias, possibilitando a integração das equipes e proporcionando um diferencial competitivo para sua empresa.

Manter controles constantes exige dedicação, porém ao identificar ganhos na produtividade, economia dos recursos e redução de perdas ao final de cada processo faz valer a pena o esforço depositado durante todo o percurso.

Veja também: