HomeBlogDicas para uma gestão financeira eficaz

Fique por dentro do nosso Blog.

Dicas para uma gestão financeira eficaz

Antes de destacar alguns pontos importantes a serem analisados é preciso entender o que é a gestão financeira e o seu objetivo.

Gestão financeira consiste em planejar, analisar e controlar as práticas financeiras da empresa, prever eventuais cenários que venham a comprometer os lucros ou até mesmo levá-lo a falência, planejar e analisar informações continuamente com o propósito de estabelecer metas de curto e longo prazo.

Apoio profissional

Escolha um profissional para ajuda-lo na organização e controle dos recursos da sua empresa, saber o momento certo de reduzir, cortar e principalmente otimizar recursos é muito importante, verifique se o  controle das contas a receber e a pagar estão regularizadas, ou seja,  se não existem atrasos e os prazos estão dentro do estipulado, esses fatores são imprescindíveis quando o assunto é crescimento e lucratividade.

A utilização de relatórios gerenciais tem um papel importante no planejamento estratégico, pois através das informações obtidas é possível definir se a empresa está no caminho certo das ações ou se deverá passar por alguns ajustes, relatórios em tempo real também auxiliam na previsão de cenários indesejados e promovem ações com foco em resultados.

Planejamento Financeiro

Através de um bom planejamento financeiro é possível prever gastos e reduzir custos, desta forma preveni financiamentos e empréstimos bancários.

Não misturar os gastos pessoais com os gastos da empresa garante que todas as despesas organizacionais estejam em dia, com isso, possibilita a redução de gastos com supérfluos direcionando os lucros para pontos fundamentais do negócio.

Defina adequadamente o pró-labore (remuneração do diretor) para que os gastos pessoais da diretoria não comprometa o orçamento financeiro da organização.

Apoio tecnológico

Evite realizar o controle financeiro em planilhas de Excel, pois essa prática pode trazer alguns riscos, tais como; erros ao manipular grande quantidade de informações com cálculos e fórmulas, quebra de equipamentos (computador/notebook) ocasiona a perda e atrasos no controle das informações, demissões sem aviso prévio entre outros.

Um sistema de gestão empresarial especializado garante o gerenciamento do fluxo de caixa, controle das contas a pagar e receber, promovendo o acompanhamento contínuo através da extração de relatórios gráficos para análise dos resultados e saúde financeira da sua empresa.

Saiba o que levar em consideração ao escolher um software de gestão empresarial 

 

Veja também: