HomeBlogDiferença entre business intelligence e business analytics?

Fique por dentro do nosso Blog.

Diferença entre business intelligence e business analytics?
Postado em: 27.09.2019

Diferença entre business intelligence e business analytics?

O que é business intelligence?

Tata-se de um conjunto de metodologias de gestão implementadas por meio de ferramentas de software, cuja função é proporcionar ganhos nos processos de tomada de decisão,

A função primeira de Business Intelligence é transformar dados em conhecimento, com o objetivo de gerar vantagens competitivas.

Em suma, business intelligence é um processo produtivo cuja matéria-prima

é a informação e o produto final o conhecimento.

 

O que é business analytics?

Os dados que circulam diariamente nas organizações geralmente aumentam, criando assim um volume massivo de trabalhado, analisado e armazenado.

A grande sacada é como você conseguir extraí-los e usá-los a favor do desenvolvimento de novos produtos, vendas, marketing, produção, além do gerenciamento de operações, finanças e investimentos, pois é nesse campo que reside o real valor desses dados.

O Business Analytics é um conjunto de habilidades, tecnologias e práticas que investiga e explora o desempenho das empresas para assim obter informações e impulsionar o planejamento atual e futuro dos negócios, além de compreender o desempenho do negócio com base em dados e métodos estatísticos.

 

Qual a diferença entre business intelligence e business analytics?

Com o BA você pode acessar e explorar os dados da sua empresa, com a intenção de extrair novos insights para aprimorar o planejamento de negócios e aumentar o desempenho futuro.

Consequentemente, isso envolve o uso de análise estatística e modelagem preditiva para estabelecer tendências, descobrir por que as coisas ocorrem assim e levantar hipóteses sobre como as coisas vão acontecer no futuro.

Pode-se dizer que o BI se aproxima um pouco dessa noção, pois é também sobre como acessar e explorar os dados da sua organização, com a finalidade de entender melhor o desempenho dos negócios, tomar decisões assertivas que possibilitem criar novas oportunidades estratégicas de crescimento.

Assim sendo, o BI permite aplicar métricas escolhidas em conjuntos de dados não estruturados, abrangendo, assim, consultas, dados, processamento analítico on-line e relatórios, bem como monitoramento de desempenho de negócios, análises preditivas e prescritivas.

 

Para entender mais sobre formas positivas e assertivas, tanto BI quanto BA, venha conversar com a TRS Sistemas. Estamos aqui para tirar as suas dúvidas.

 

Veja também: