HomeBlogO que é business intelligence e para que serve?

Fique por dentro do nosso Blog.

O que é business intelligence e para que serve?
Postado em: 06.09.2019

O que é business intelligence e para que serve?

O conceito para Business Intelligence – BI envolve um vasto conjunto de aplicações de apoio, para as organizações que precisam de tomar decisão, dando acesso rápido, partilhado e interativo das informações, bem com a sua análise e manipulação.

Portanto, trata-se de um conjunto de metodologias implementadas  por meio de ferramentas de softwares, cuja função é oferecer instrumentos para que tomadas de decisões sejam eficazes em situações vividas no dia a dia do ambiente empresarial.

Seguindo esse princípio, pode dizer também que os sistemas de BI, conjugados a dados disponíveis na organização, disponibilizam informações relevantes que garantem a construção de conhecimento sobre a organização, seu negócio, alcançando também empresas parceiras.

 

Em sua totalidade, os sistemas de BI têm em comum importantes fundamentos. Vejamos:

  • acesso a dados fiáveis: confiar nos dados , na sua integração e compreensão entre áreas, é fundamental para um trabalho tranquilo e consciente;
  • clareza e compreensão do negócio: a ferramenta responde as questões o quê?, quanto?, quando?, onde? e como?, para que os gestores possam ter conhecimento, em tempo real, da área que deve controlar, aumentando também sua capacidade de compreensão. Dessa forma, é possível resolver o último e fundamental questionamento: porquê?

Em decorrência, pode-se perceber que a finalidade dos sistemas de BI é oferecer aos gestores acesso interativo aos dados, possibilitando condições para efetuarem análises plausíveis e apropriadas.

Segundo especialistas, os sistemas BI, ligados ao gerenciamento da organização, permitem ao gestor monitorar e controlar o desempenho da sua empresa,  obedecendo a suas metas e fornecendo informações sobre diversos indicadores do desempenho atual e do desejado.

Ao analisar o BI por um viés estratégico, observa-se que suas ferramentas mostram como a organização age em uma tomada decisão e, ao mesmo tempo, como consegue obter informações sobre as novas tendências de negócio.

Assim sendo, os sistemas de B.I fornecem informações que permitem conseguir respostas a diversas a questões relacionadas à atividade diária da empresa, do negócio ou dos clientes.

 

As metas fundamentais BI podem assim serem resumidas:

  • recolher dados,
  • transformá-los em informação,
  • da informação em conhecimento útil e importantíssimo a tomada de decisão.

Business Intelligence tornou-se então uma ferramenta de sucesso não somente para aumentar as receitas, mas também para se obter conhecimento dos impactos que uma decisão inadequada pode acarretar à empresa.

 

 

 

Veja também: