HomeBlogO que é controle de estoque e como fazer

Fique por dentro do nosso Blog.

O que é controle de estoque e como fazer
Postado em: 24.08.2017

O que é controle de estoque e como fazer

O controle de estoque é basicamente a maneira como a empresa registra, fiscaliza e realiza a gestão de entrada e saída de matéria-prima e mercadorias produzidas para venda.

O controle de estoque é fundamental na rotina de uma empresa, pois bem estruturado é um aliado efetivo na vida do empreendedor evitando o acúmulo de matéria-prima (desperdício) e contribuindo na antecipação das venda (mercadoria), ou seja, o estoque está presente em todo o processo de venda do produto ou serviço e merece ser assistida com total atenção.

No entanto muitas empresas não realizam um controle eficaz dos insumos, o que gera um déficit entre quantidades físicas e os registros em planilhas ou sistema, a falta de conhecimento referente ao consumo médio dos materiais implica diretamente na paralisação do capital ou paralisação das vendas devido à falta de materiais ou mercadorias.

Alguns aspectos importantes no controle efetivo do estoque estão:

  • Identificação de desfio na produção;
  • Investimento no estoque;
  • Estimativas de pedidos dos fornecedores;
  • Estimativas de vendas;
  • Estimativas de produção;

Produtos com maior volume de vendas e produtos com menor volume de vendas.

O controle de entrada e saída de insumos é de extrema importância em todo o processo, pois através deste hábito regular é que torna possível o controle contínuo de insumos e mercadorias, este controle pode ser feito através de fichas ou em um sistema informatizado.

Veja também: