HomeBlogPlano mestre de produção, como fazer?

Fique por dentro do nosso Blog.

Plano mestre de produção, como fazer?

O Plano Mestre de Produção, é conhecido como MPS (Master Production Schedule), resumidamente é a lista de itens que serão produzidos em um determinado período, podendo ser mensal, trimestral, semestral ou anual, depende muito do tipo de produto, e do tipo de mercado a ser atendido.  Sendo que, o PCP, faz parte da Gestão de Produção, ou seja, um fábrica requer todo um planejamento de itens, que serão ou terão, que ser produzidos para atender a uma demanda de mercado.

Esse é um processo bastante complexo justamente pelas quantidades de variáveis, que devem ser considerados na composição do Plano Mestre de Produção, onde na medida em que cresce o mix de itens, fica inviável definir o plano manualmente, sendo necessário ter um bom sistema de ERP, que por sua vez, tenha um bom MRP.

Para o cálculo do plano existem vários fatores que devem ser considerados para que no final  chegue a uma lista com suas quantidades estimadas, dentro da maior precisão possível, você deve saber:

  • Período do Plano (mensal, trimestral, semestral, anual)
  • Demandas estimadas: demandas de mercado previstas em função do Plano de Vendas
  • Demandas firmes: Carteira de pedidos e/ou Contratos
  • Estoque atual de itens acabados, semiacabados e itens comprados
  • Estoque projetado (a receber)

Quer saber mais sobre Plano mestre de produção(PCP)? Entre em contato. A TRS Sistemas pode ser a sua aliada nesse processo. Clique aqui e saiba como.

Veja também: