HomeBlogPorque o Fluxo de Caixa é importante

Fique por dentro do nosso Blog.

Porque o Fluxo de Caixa é importante

Uma empresa precisa controlar suas finanças, independentemente da área que atua, para conseguir executar seus planos e conquistar uma lucratividade sustentável ao longo do prazo. Para que qualquer empresa consiga crescer de forma sustentável, várias estratégias são necessárias. Para que isso ocorra, é necessária ter marketing, vendas, processos operacionais e claro, uma boa gestão financeira, é fundamental ter controle do dinheiro que entra e sai, bem como a forma que ele é aplicado.

Para isso ocorrer, algumas ferramentas de gestão têm como contribuir. O fluxo de caixa, por exemplo, é imprescindível para os negócios, independentemente do porte ou da área de atuação de sua empresa. Mas, você sabe o que é fluxo de caixa, para serve e sua importância dentro de uma empresa?

  • O que é o fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é um dos principais instrumentos para auxiliar o controle financeiro do seu negócio. Com essa ferramenta é possível acompanhar detalhadamente toda a movimentação de valores da sua empresa, com base na entrada e saída de dinheiro. Geralmente, o processo de análise ocorre em períodos mensais, tendo como avaliação final o balanço anual.

  • Para que serve o fluxo de caixa?

– Controle financeiro

A primeira vantagem, está relacionada ao controle financeiro da sua empresa. Ao organizar todas as receitas e despesas de acordo com a data e categoria, é possível ter uma visão clara de todas as movimentações que ocorrem no período em questão.

  • Planejamento financeiro

Tendo conhecimento de todas as movimentações financeiras mês a mês, é possível utilizar essas informações como base para fazer projeções e realizar o planejamento financeiro de sua empresa. Isso é importante para estabelecer metas e crescimento e acompanhar os resultados.

Quer saber mais sobre a importância de controlar o fluxo de caixa de mercadorias? A TRS pode ser a sua aliada nesse processo. Clique aqui e saiba como.

Veja também: