HomeBlogSaiba como descobrir a capacidade produtiva de sua fábrica

Fique por dentro do nosso Blog.

Saiba como descobrir a capacidade produtiva de sua fábrica
Postado em: 22.04.2019

Saiba como descobrir a capacidade produtiva de sua fábrica

O que é uma capacidade produtiva?

De acordo com o professor escritor Nigel Slack, capacidade produtiva é definida como “o máximo nível de atividade de valor adicionado em determinado período de tempo que o processo pode realizar sob condições normais de operação”.

Manter competitiva no mercado e conseguir atender sua demanda de forma adequada é necessário obter a capacidade produtiva de todos os setores da empresa, visto que se não há uma ligação entre setores, de nada adianta a empresa ter um setor atuando com sucesso se no próximo posto de trabalho existe um que não consegue produzir a tempo, gerando atrasos em todos os processos seguintes.

Portanto, a fábrica precisa ter controle de seus processos e custos para definir sua capacidade produtiva. Descubra neste post o caminho certo para sua fábrica definir a capacidade produtiva.

Como planejar a capacidade produtiva?

Capacidade é a quantidade máxima de produtos que podem ser produzidos por uma empresa. Por exemplo, se uma fábrica possui em sua linha de montagem 10 funcionários que trabalham 8 horas por dia e realizam 10 montagens por hora e por empregado, a capacidade de produção é de 800 montagens/dia.

Antes o mercado era previsível e menos concorrido, tornando fácil a definição da capacidade de produção de um negócio. Hoje, o cenário é outro.

Então, para definir um planejamento da capacidade de produção, é necessário ter um sistema que forneça relatórios precisos sobre a produção e ferramentas que controlem o empenho, apontamento da produção e os processos de produção.

Sistema para controlar a capacidade produtiva

Se você precisa controlar toda a gestão de sua produção industrial – a começar pela compra da matéria-prima até a expedição dos produtos no estoque – levando em conta o planejamento, a organização e a análise, sem se esquecer, é claro, da produtividade ao mesmo tempo em que a atenção deve também estar voltada aos custos e orçamentos reduzidos, é preciso de um sistema de gestão capaz de otimizar os processos e extrair o máximo que a fábrica pode oferecer.

Mas é preciso muita atenção, pois para atender a demanda fabril, um software deve estar preparado. E isso, nós da TRS Sistemas entendemos muito bem, especialmente porque atendemos setores industrial com a nossa tecnologia de ponta.

Quer saber mais: entre em contato. Será um prazer atendê-lo.

Veja também: