HomeBlogSaiba o que muda na NF-e 4.0

Fique por dentro do nosso Blog.

Saiba o que muda na NF-e 4.0

A partir do mês de julho de 2018, o modelo antigo de nota fiscal será desativado e aqueles que ainda não tiveram se adaptado ao novo modelo não poderão mais emitir notas. Porém, ainda existe muita gente que não sabe o que muda na NF-e 4.0 e por que os profissionais devem ficar atentos às novas regulamentações preconizadas pelo Governo Federal esse ano.

São várias as mudanças trazidas pelo layout 4.0 das NF-e. Falaremos das principais mudanças, aquelas que vão impactar de forma mais direta o seu dia a dia. Vamos começar pela adoção do protocolo TLS 1.2 ou superior. A partir de agora, o protocolo SSL não será mais o padrão na comunicação, como era até então. O efeito dessa nova medida proporciona mais segurança para as empresas que utilizar a NF-e.

Os campos relativos ao Fundo de Combate à Pobreza (FCP) para operações internas ou interestaduais como Substituição Tributária também terão novidades.  O campo indicador de pagamento também muda e passa integrar o Grupo de Informações de Pagamento. Nele, há previsão do preenchimento de dados com os valores de troco, além de ser preciso informar a forma de pagamento como cartão, dinheiro, cheque ou vale- alimentação.

As mudanças citadas acima são as mais impactantes para os profissionais de contabilidade, entretanto há outras mudanças que merecem ser destacadas. Como por exemplo:

  • Há novidades nas regras da validação de atendimento;

 

  • O Grupo X (Informações do Transporte da NF-e) foi alterado para a inclusão de novas modalidades de frete (id X02)

 

  • Há um novo grupo chamado “Rastreabilidade de produto” (Grupo I80) que permitirá rastrear produtos sujeitos a restrições sanitárias;

 

  • No caso de medicamentos, o código da Anvisa deve ser informado sempre em campo específico.

Quer saber mais sobre a mudança na NF-e 4.0? Entre em contato conosco. A TRS Sistemas pode ser a sua aliada nesse processo. Clique aqui e saiba como

Veja também: