4 Formas de Otimizar o seu Estoque

Uma das maiores dificuldades daquelas empresas que trabalham com estoque, é lidar com ele. Ter um estoque físico pode te trazer diversos benefícios, mas mantê-lo e não ter prejuízo pela má organização é um ato desafiador.

Neste artigo iremos falar sobre como você pode otimizar o seu estoque, e se preparar para todo tipo de problema e prejuízo que possa surgir. Então para pegar essas dicas, continue a leitura!

 

Por que é importante ter um estoque organizado?

Um estoque é um setor bem agitado, sempre está com alguma movimentação, seja a chegada de mercadorias, vendas sendo realizadas, agendamento de entregas e saídas de produto.

Por isso, ficar atento, organizar o local e as demandas, são tarefas muito importantes para otimizar o seu estoque. A otimização do estoque é como uma manutenção, ela consiste em se atentar aos movimentos, planejar ações e analisar a movimentação.

Um mau gerenciamento pode ocasionar diversos problemas, como perdas de produto, prejuízo por danificação de mercadoria, mal gerenciamento na busca de produtos, insatisfação de cliente e atraso competitivo comparado a outros concorrentes.

 

4 formas de otimizar o seu estoque

A seguir vamos listar quatro formas de otimizar o seu estoque:

 

1. Padronize as informações dos produtos

Registre todos os produtos que você tem em estoque, ou seja, tenha uma plataforma, ou método para conseguir listar informações importantes do produto, mas deixe tudo padronizado.

Padronizar as informações requer que você registre as mesmas informações de todos os produtos, como: Nome do Item, característica (cor, tamanho, modelo) e quantidade.

Dessa forma você irá conseguir ter uma visão mais ampla dos seus produtos, e facilitar a gestão e venda dos mesmos.

 

2. Crie código de identificação para cada item

Além de registrar todos os produtos com informações padronizadas, é importante criar códigos de identificação para cada item.

Isso é uma estratégia de identificar a mercadoria de forma interna, ou seja, facilitar o gerenciamento da mesma dentro do estoque. 

 

3. Mantenha o espaço físico organizado

A organização de um armazém – local que você guarda sua mercadoria – é de extrema importância para manter a qualidade dos produtos, então não podemos deixar essa dica de lado. 

  • Verifique se realmente a mercadoria está sendo armazenada em um ambiente limpo, livre de sujeira e balanças, para evitar a contaminação do produto;
  • Certifique-se que ela esteja organizada e não acumulada uma em cima da outra, para não ocorrer acidente ou perda de produto por danificação.

 

4. Utilize uma ferramenta de gestão

Uma ferramenta que consiga controlar todas as funções e tarefas que um estoque precisa, como, controle de entrada e saída, movimentos internos, estrutura de estoque por armazém, controle de inventário, transferência de estoque, além de gerar relatórios e entre outras possibilidades.

Essas funções podem funcionar com a utilização de um ERP, que é um sistema de gestão empresarial que auxilia em todos os setores e tarefas de uma empresa, inclusive o estoque.

O Sistema Impacto é um ERP que traz essas funções e muitos outras, permitindo que o seu estoque fique ligado com outros setores, como o de compras, vendas, faturamento e muito mais!

 

Conseguimos te ajudar a otimizar o seu estoque? Você já aplicou algumas dessas dicas na sua operação? Continue acompanhando a Newsletter da TRS Sistemas, temos postagens novas toda segunda, quarta e sexta.

 

Postagem Relacionada

Você no controle do seu negócio
Telefone

11 2087-2852

E-mail

Horário de atendimento: segunda à sexta-feira, das 8:30h ás 12h e 13h ás 17:30h

Av. Salgado Filho, 252, Centro
Guarulhos-SP
Guarulhos Office Tower, sala 1809
CEP. 07115-000

Copyright © 2022. TRS Sistemas – Política de privacidade

Paste your AdWords Remarketing code here