Com o aumento da infraestrutura cibernética, priorizar a segurança é importante para qualquer empresa, independente do seu nicho de atuação. A segurança da informação se tornou uma prioridade, mas não está reclusa de possíveis erros.
Entretanto, é comum muitas empresas cometerem erros prejudiciais aos seus negócios e integridade dos seus dados. No post do blog de hoje, iremos citar alguns erros comuns na segurança da informação e como evitá-los, portanto continue a leitura!
1. Uso de Senhas Fracas
A senha é um dos erros mais cometidos dentro das instituições, seja pelos funcionários adotarem uma senha fraca para ser mais fácil, ou até mesmo a prática de anotar a senha em um post it e deixar colado no monitor do computador.
Não importa o nível de segurança da sua empresa, se práticas como essa são feitas, a sua segurança cai e corre grandes riscos.
Para evitar esses riscos desnecessários, implemente políticas de senhas robustas, exigindo combinações de letras, números e caracteres especiais. Considere a autenticação em duas etapas para maior segurança.
2. Falta de Treinamento da Equipe
Uma política de segurança mal implementada pode se tornar um grande risco para sua empresa, e isso acontece por falta de treinamento da equipe.
O treinamento dos colaboradores tem o intuito de nutrir a equipe com ensinamentos e dicas úteis para ações seguras realizadas no ambiente cibernético. Além de firmar a política de segurança, e manter todos os colaboradores informados sobre o nível de acesso permitido dentro das instituições, proibindo sites e aplicativos que demonstram algum risco.
A prevenção para esse tipo de risco, pode ser realizada com treinamentos regulares para educar sua equipe sobre e-mails ou ligações falsas, engenharia social e práticas seguras de manuseio de dados.
3. Desatualização de Sistemas
As pessoas mal intencionadas estão cada vez mais criativas e atentas, eles só esperam uma brecha para invadir, como um sistema desatualizado. As atualizações dos sistemas e aplicativos utilizados pela empresa são importantes para manter o nível de segurança do seu negócio.
As atualizações são comuns acontecerem para corrigir possíveis falhas e reforçar a segurança, assim é fundamental ter uma equipe de TI atenta a essa responsabilidade, para lidar com possíveis ameaças da melhor forma.
Portanto, mantenha todos os softwares e sistemas operacionais atualizados com os patches de segurança mais recentes.
4. Não Realizar Backup Regularmente
Algumas empresas não veem necessidade de realizar prevenções contra ataques cibernéticos, como a realização do backup regularmente, e isto é um tremendo erro.
O backup nada mais é como a cópia das informações, dados e arquivos do dispositivo ou sistema utilizado, para um ambiente alternativo, como cloud ou um HD externo. Ter essas informações como um plano de contingência é a melhor forma de prevenir a sua empresa caso algum cenário negativo aconteça.
Para se prevenir e evitar a perda de informações e dados importantes, estabeleça uma rotina de backups automáticos e armazene as cópias em locais seguros.
5. Não investir na segurança da informação
Achar que não precisa investir em segurança é um erro muito comum. Entretanto, é necessário ter ferramentas, sistemas ou até mesmo consultorias que vão auxiliar os seus profissionais a desempenhar um papel eficiente.
Reconheça que investir em segurança é uma necessidade estratégica. Considere os custos de um possível ataque em comparação com o investimento em prevenção e proteja os dados valiosos da sua empresa.
Então, o que achou deste post sobre prevenções para erros comuns na segurança da informação? Continue acompanhando conteúdos semanais sobre empreendedorismo, atualizações e tecnologia, assine a Newsletter da TRS Sistemas!