6 Motivos para trocar de ERP

Se você está à frente de um negócio, já deve ter se deparado com os desafios de gerenciar processos, informações, dados e pessoas. São tarefas que muitas vezes contam com o auxílio de um ERP.

Entretanto, como qualquer tecnologia, a momentos que devemos repensar se ela está ou não favorecendo o nosso negócio. Com um ERP não é diferente, você já parou para pensar se o seu sistema atual está atendendo o ritmo do seu negócio? 

Neste artigo iremos dar seis funcionalidades que devem ser observadas e levadas em consideração, para saber se você deve ou não trocar de ERP. 

 

1. Um sistema Robusto

Um ERP eficiente é aquele que consegue atender todas as necessidades de todos os setores de uma empresa. Ou seja, que tenha um módulo para cada departamento como: Financeiro, faturamento, estoque, produção, compras, vendas, assistência técnica e CRM.

Com todos os departamentos dentro de um ERP, não terá mais a necessidade de ter mais de um sistema para atender suas necessidades. Irá economizar:

  • Custos com plataforma;
  • Treinamento;
  • Tempo;
  • Pessoas.

 

2. Integrações entre plataformas 

Umas das vantagens de um ERP, é a facilidade de integrar o seu sistema em plataformas e ferramentas que são importantes para o seu crescimento. Se a sua plataforma atual não consegue fazer essa integração, isso pode te levar a processos demorados e inconsistentes. Não sendo nem um pouco seguro para a sua cibersegurança. 

Além de se tornar uma pedra para o seu crescimento, pois muitas vezes integração se torna uma estratégia de negócio de extrema importância para estar presente em marketplaces famosos em todo Brasil, como Mercado Livre. Ou até mesmo a integração em ferramentas de análise, como o Power BI.

 

3. Atualização constante

Todo sistema, uma hora ou outra, precisa passar por atualizações. Se isso não acontece, começa a apresentação de falhas, inutilização de funções e por aí vai.  

Por isso é importante ter um ERP que trabalhe constantemente com tecnologia atualizada, e de preferência, não tenha um custo extra para essa melhoria constante. Principalmente quando falamos de atualização de acordo com a legislação atual, para não haver problemas com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

 

4. Suporte

A empresa responsável por fornecer o sistema, deve sempre contar com um time de especialistas para dar o suporte que os seus colaboradores precisam. 

Esse é um ponto muito importante para se atentar, afinal, erros, instabilidades e dúvidas acontecem, e por esse motivo é preciso ter um canal para direcionar os colaboradores para uma rápida solução. 

 

5. Personalização 

Cada negócio tem suas necessidades, portanto, não são todos sistemas que funcionam bem para uma empresa, vai ter um bom desempenho para sua. Portanto, fuja de ferramentas “engessadas”, que só funcionam de uma única forma.

Procure um ERP no mercado que seja maleável para o seu negócio, e possa ser personalizado. Pode ser que o custo dele não seja o mais “barato”, mas em contrapartida ele te dará outras vantagens. 

 

6. Valores que cabe no bolso

Em alguns fornecedores de sistemas nos deparamos com valores exuberantes, no qual quando colocamos na balança entrega somente o básico. O que, às vezes, pode não ser suficiente.

Certifique-se que o valor que está pagando no seu ERP realmente está atendendo todas as demandas do seu negócio. Ou você vai precisar de outros softwares e ferramentas para preencher a gestão da sua empresa, se esse for o caso, muitas vezes compensa trocar de ERP.

 

Esses são alguns critérios muito importantes que devemos observar e ficar de olho dentro do seu ERP atual. Caso não se cumpra alguma dessas funcionalidades, seria o caso de passar por uma transição de sistemas.

Às vezes passar por essa transição pode parecer “assustadora”, mas assustador mesmo é você pagar por um ERP que não acompanha o seu ritmo de negócio! Para conhecer mais sobre um sistema com funções e funcionalidades de extrema importância, clique aqui e conheça o Sistema Impacto. 

 

Postagem Relacionada

Você no controle do seu negócio
Telefone

11 2087-2852

E-mail

Horário de atendimento: segunda à sexta-feira, das 8:30h ás 12h e 13h ás 17:30h

Av. Salgado Filho, 252, Centro
Guarulhos-SP
Guarulhos Office Tower, sala 1809
CEP. 07115-000

Copyright © 2022. TRS Sistemas – Política de privacidade

Paste your AdWords Remarketing code here