Que o mercado está cada vez mais competitivo nós sabemos, mas como se diferenciar dos seus concorrentes? Existem alguns pontos que a maioria dos clientes leva em consideração ao fechar um negócio: A agilidade no atendimento.
Além de ser um diferencial para o seu cliente, essa agilidade pode também beneficiar na produtividade da sua equipe. E para isso acontecer, é necessário ter uma gestão de pedidos eficiente.
A gestão de pedidos é todo processo que engloba o registro, produção e entrega dos pedidos do produto ou serviço. Ou seja, são todas as etapas necessárias para realizar uma venda. No post blog de hoje falaremos sobre como ter uma gestão de pedidos, e suas vantagens. Portanto continue a leitura!
Passos para uma gestão de pedidos
Para entender mais sobre os processos de uma gestão de pedidos, vamos entender os principais passos feitos em um bom gerenciamento dessas demandas.
1. Recebimento de pedidos
O recebimento do pedido marca o começo de todo processo. Isso acontece após o atendimento e venda do produto ou serviço. Geralmente essa demanda pode surgir pelos principais canais de vendas, como: Site, telefone, whatsapp ou até mesmo pessoalmente em uma loja física.
2. Controle de produção de pedido e estoque
Nesse momento, para ter um controle assertivo dos pedidos, eles precisam ser registrados, seja em um sistema de gestão, planilhas ou o que for usado para registrar e gerar a demanda do pedido. Portanto é importante ser um local onde é possível originar a demanda para produção do pedido ou checar se existe o item em estoque.
3. Controle de cobrança
Uma boa gestão também cuida da redução de inadimplências, e ter essa preocupação inclusa na gestão de pedido, é de extrema importância. Por isso é necessário incluir um processo para essa cobrança dentro da gestão de pedidos.
4. Entrega e pós-venda
Produto pronto para entrega, tenha como controlar também toda logística de entrega. Mesmo que seja usado uma transportadora para essa finalização, é importante manter o controle e registro de todos os passos do seu produto. Para no fim conseguir fazer um pós-venda atencioso com o seu cliente.
Os benefícios de uma gestão de pedidos
A gestão de pedidos pode trazer benefícios tanto internos quanto externos para a empresa. Além de causar uma boa impressão aos clientes, mostrando organização e agilidade, também aumenta a produtividade da equipe.
Com os pedidos gerenciados através de uma única plataforma é possível:
- Padronizar as informações e processos de venda;
- Ter o registro de todas as informações das vendas;
- Reduzir erros como produtos incorretos, ou falha na entrega;
- Permite um maior controle de estoque;
- Reduzir custos adicionais e prejuizos;
- Ajuda na gestão de relacionamento com o cliente.
Por que gestores precisam de um software de gestão de pedidos?
Fazer a gestão de uma empresa não é uma tarefa simples, exige processos, tempo e organização. É por esse motivo que as empresas têm como necessidade o auxílio de sistemas de gestão.
Como um ERP, que além de fazer a gestão de pedidos, consegue auxiliar em outras áreas da empresa, como o financeiro, compras, produção, estoque, vendas, entre outros departamentos.
Mas é importante pesquisar uma ferramenta que melhor se adapte ao seu negócio. Existe alguns pontos que são importantes serem levados em consideração, como:
- Possibilidade de integração com outras ferramentas;
- Personalização para as necessidades da sua empresa;
- Suporte e atendimento para dúvidas;
- Facilidade de uso e implementação personalizada;
- Funcionalidades variáveis;
- Custo benefício.
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