Quem trabalha com varejo sabe como exige uma evolução constante para estar por dentro do que realmente funciona. As tendências e novidades muitas vezes passam como um relâmpago, de forma muito rápida e repentina.
Entretanto, no post blog de hoje, separamos as principais tendências que se encaixam no varejo e estão em contínuo crescimento. Portanto, se prepare para receber insights e dicas fundamentais para aumentar as vendas do seu varejo.
5 Principais tendências do varejo
1. Omnichannel
Omnichannel é uma evolução do conceito de multicanal. É uma tendência que se baseia na empresa estar presente tanto nos canais online como offline, sem diferença entre os dois mundos.
Essa tendência proporciona que o consumidor tenha uma experiência de compra fluida, onde possam alternar entre lojas físicas e plataformas digitais sem problemas. Dessa forma, pode-se explorar todas as possibilidades de interação.
2. Inteligência artificial
Não é nenhum segredo que a IA continua em alta em todos os segmentos do mercado, e no varejo não é diferente. A inteligência artificial continua em uma crescente trazendo soluções inovadoras para melhorar a experiência dos consumidores e otimizar a operação dos varejistas.
Na prática, isso acontece em diversas necessidades, como no atendimento ao cliente, com chatbots e assistentes virtuais que oferecem suporte 24 horas por dia, todos os dias. Ou até mesmo no operacional, otimizando rotas de entrega e gerenciando inventários melhorando a eficiência interna.
3. Sustentabilidade e Consumo Consciente
Estamos em uma nova era onde o consumo consciente está sendo procurado e observado antes de um cliente se comprometer com a marca. O consumo consciente está ligado com a procura de produtos e marcas ecologicamente corretas e mais sustentáveis, desde a sua produção até a comercialização.
Marcas que adotam essas práticas responsáveis estão em uma crescente, mostrando cuidados ao meio ambiente e comportamento social de suas compras.
4. Pagamentos digitais
Com o aumento de smartphones e tecnologia, as mudanças também estão explícitas no ato de pagamento dos consumidores. Além dos pagamentos que estamos acostumados, como dinheiro, cartão de crédito, débito, boleto e pix.
Pagamentos digitais como, carteiras virtuais, pagamento por aproximação e até criptomoedas estão em alta e ganhando popularidade. Entretanto, apesar dos avanços é importante tomar as devidas precauções sobre fraudes e uso indevido de dados pessoais.
5. Marketplace
Por último, mas não menos importante, temos a expansão dos negócios para o ambiente online, através de plataformas de marketplace. Essas plataformas são ambientes preparados para os lojistas anunciarem os seus produtos para uma ampla gama de clientes, investindo menos recursos.
Esse ambiente é acessível tanto para visão web como mobile, por esse motivo a sua ascensão. A vontade dos varejistas de conseguirem atingir cada vez mais um público maior, trouxe plataformas como: Mercado Livre, Magazine Luiza, Shopee, entre outras.
Como aumentar as vendas no varejo
Com tantas mudanças frequentes e novas tendências, acaba se tornando um desafio aumentar as vendas no varejo. Por esse motivo, estar atento às informações e com a gestão sob controle é fundamental.
A utilização de um ERP para atingir as expectativas pode ser uma estratégia eficaz. Uma das grandes vantagens de um sistema de gestão para o varejo, é o controle de estoque, que permite monitorar os produtos disponíveis em tempo real. Evitando falhas e dando visão para criar rotatividade em produtos que estão a muito tempo parados.
Sem contar, que caso a sua operação seja tanto em canais físicos como online, é importante ter a integração dos dois, proporcionando agilidade nas vendas e estoque. Essa integração automatiza processos repetitivos, melhora o faturamento e a experiência do cliente.
Um ERP pode ser uma ferramenta importante para todos os processos da sua empresa, unificando as atividades em uma única plataforma e melhorando a informação entre setores.
Conheça um ERP parceiro para os seus desafios no varejo. O Sistema Impacto pode proporcionar uma vasta experiência para ampliar os seus negócios e se adequar às tendências que surgem no mercado.
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