Erros comuns que estão fazendo o seu negócio perder clientes

Existem alguns erros muito comuns que empresas de varejo ou prestação de serviço cometem, e não percebem que esses erros estão fazendo perder clientes.

Portanto, no post blog de hoje falaremos quais são esses erros e como evitar, para melhorar o seu atendimento e consequentemente aumentar o seu faturamento de vendas. Continue a leitura e veja 5 erros muito comuns!

 

1. Experiência do cliente

O mau atendimento é um dos principais pontos na desistência de compras e perda de clientes. O consumidor leva muito em consideração a experiência durante o contato com a empresa. 

Se preocupar com a experiência do cliente é uma tarefa da empresa, portanto garanta que os seus funcionários receberão o treinamento adequado para o atendimento do cliente ser positivo, e ele voltar a comprar na sua loja. 

Vá um pouco além, e invista em proporcionar uma experiência diferenciada, desde o atendimento, embalagem até o suporte. Essa experiência proporciona a fidelização dos consumidores, gerando compras recorrentes e indicações de novos compradores.   

 

2. Ignorar sugestões e reclamações

Leve sugestões e reclamações como um feedback, seja ele positivo ou negativo, é um alerta para melhorar pontos da sua empresa. 

O melhor feedback para dar atenção, é sempre dos consumidores e funcionários, que passam realmente pela experiência de interação com a sua loja. Ignorar essas pontuações, na maioria das vezes passa a imagem que a sua empresa não liga para opinião do seu público. 

Faça melhor, incentive o feedback, faça isso com: coleta de avaliação de atendimento em pontos estratégicos na sua loja, como no caixa ou saída. E para as vendas online ou por telefone, peça um feedback através de links de avaliação, como um simples formulário no google. 

 

3. Não trazer soluções 

Falando um pouco mais sobre escutar o seu cliente, também serve para o momento da venda. Muitos vendedores se preocupam mais com “bater a meta”, do que realmente vender uma solução funcional para o cliente. 

Treine os seus vendedores a manter uma escuta ativa, prestar atenção no que o cliente está falando e oferecer soluções realmente vantajosas para ele. Manter esse posicionamento trará um profissionalismo, e o seu funcionário deixa de ser visto como um vendedor, para ser visto como um especialista. 

 

4. Não ter um padrão de excelência 

A falta de padrão nos seus produtos é preocupante, sendo outro motivo muito recorrente na perda de clientes. 

Isso é algo comum de acontecer em empresas que não tem um padrão na produção dos seus produtos por conta de processos desorganizados e falta de fluxo do setor de produção. 

Uma solução para esse problema, são ferramentas para linha de produção, como PMP ou PCP. Essas ferramentas trazem padronização e vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Criando fluxos de produção que transformará produtos finais com qualidade e excelência. 

 

5. Não emitir Nota fiscal 

A falta de emissão de nota fiscal pode parecer algo inofensivo ou até mesmo uma forma de “facilitar” o processo de venda para alguns clientes, mas na realidade, pode comprometer a confiança e a credibilidade do seu negócio. Além de ser uma exigência legal, a emissão de nota fiscal demonstra que sua empresa opera de maneira transparente e profissional.

Para os clientes, a nota fiscal é mais do que um simples documento: ela representa uma garantia de que o produto ou serviço é legítimo e que seus direitos estão assegurados. Não emitir esse documento, pode fazer com que o cliente se sinta desconfiado, o que prejudica o relacionamento com a sua empresa.

Além disso, isso pode gerar problemas em casos de devolução, troca ou assistência técnica, desgastando ainda mais a relação.

 

Solução para o seu negócio parar de perder clientes 

Agora que você já sabe quais são os erros comuns que fazem perder clientes, é hora de solucioná-los com as sugestões e orientações que foram passadas. Faça uma análise criteriosa de todos os processos colocados em prática na sua empresa, e crie um plano tático para melhorar esses pontos. 

Conte também com um ERP, como o Sistema Impacto, que irá auxiliar em processos de extrema importância para gerar uma boa experiência ao consumidor, como a gestão de estoque, controle comercial, padronizações dos processos produtivos do produto, emissão de nota fiscal e muito mais! 

 

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