Independente do segmento ou porte de uma empresa, o fato é que diariamente é preciso manipular dados. Para facilitar esse processo o armazenamento é um fator crucial para redução de custos, segurança e praticidade. Por isso, conheça 5 benefícios do armazenamento de dados em nuvem.
1. Custos reduzidos
Fazer backups custa caro, afinal, é preciso não apenas arcar com a mão de obra, como também com uma estrutura física para o armazenamento de dados. Além disso, há o gasto com o tempo.
Os serviços de armazenamento na nuvem reduzem esses custos, já que não é preciso ter um disco rígido com espaço para tal. Hoje, já é possível gastar muito pouco com o armazenamento em nuvem, tendo acesso a um determinado espaço por pequenas taxas mensais. No armazenamento de dados em nuvem você paga exatamente pelo espaço que precisa usar.
2. Segurança
Todos os dias empresas precisam manipular dados e isso exige segurança. De acordo com a LGPD (Lei Geral da Proteção de Dados) é preciso que as empresas sigam uma série de critérios para proteger dados de clientes, colaboradores, entre outros. Manter os dados em nuvem, com empresas especializadas em armazenamento, é a melhor forma de se prevenir do vazamento de dados e de crimes cibernéticos.
Afinal, com esse tipo de armazenamento é possível liberar o acesso apenas para pessoas autorizadas, resguardando os dados sensíveis da empresa. Além disso, os dados não se perdem com a quebra de uma máquina local. Armazenar na nuvem traz mais segurança contra a perda e vazamento de dados.
3. Libere espaço na máquina
Os dados manipulados por uma empresa podem ser bem robustos. Arquivos pesados ocupam armazenamento nas máquinas, fazendo com que constantemente a empresa precise investir nisso. Além disso, esses dados podem ser de difícil processamento na máquina, atrasando o dia a dia.
Armazenar na nuvem é liberar espaço nas máquinas e eliminar a lentidão desses processos. Além disso, se precisar de mais espaço na nuvem, basta solicitar um novo plano, que certamente é mais barato do que comprar um novo disco rígido.
4. Praticidade e produtividade
Hoje, o trabalho remoto se tornou uma realidade. Já é possível trabalhar para uma empresa morando em outro país. Contudo, é preciso se adequar à realidade para agilizar os processos. O armazenamento de dados na nuvem permite que as pessoas autorizadas acessem de qualquer dispositivo, de qualquer lugar. Não é preciso se limitar ao escritório da empresa para ter acesso. O trabalho remoto ou home office passa a ser mais prático, funcional e produtivo.
Além disso, se torna possível alternar entre dispositivos, como o celular e o desktop. Outro benefício é proporcionar o compartilhamento entre diversas pessoas de uma mesma equipe. Apenas com acesso à internet é possível receber, editar e compartilhar arquivos. Tudo online!
5. Integração de dados
É comum que as máquinas da empresa rodem com sistemas diferentes, como MAC, Linux ou Windows. No mobile, também há diferenças entre Android e iOS que podem comprometer a produtividade. Com o armazenamento na nuvem os dados são integrados, independente do sistema operacional utilizado.
A tecnologia em Cloud é a solução para empresas que precisam de mais segurança, acesso em lugares diferentes e querem economizar com infraestrutura. Conheça o Cloud e saiba como ter maior agilidade.