Com o surgimento de diversos sistemas, programas e aplicações cada vez mais tecnológicos, surge também a necessidade de otimizar processos, a fim de que as atividades sejam mais orgânicas, otimizadas, e o melhor de tudo, dentro do prazo estimado.
E nesse quesito, podemos perceber a devida importância de um MRP! Mesmo que seja uma sigla bastante comum no meio empresarial — especialmente no setor logístico — ainda assim muitos empreendedores e gestores da área possuem dúvidas sobre sua função ou simplesmente desconhecem o seu conceito e benefícios.
Quer saber mais sobre o MRP? Então, continue lendo o nosso artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. Confira!
Afinal, o que é um MRP?
Antes de tudo, podemos definir que o MRP, sigla para Material Requirement Planning, ou, em tradução livre, Planejamento de necessidade de materiais, nada mais é do que um sistema que consegue realizar o monitoramento de estoques, bem como suas respectivas demandas.
A ideia, por trás do MRP, é estar sempre buscando prever a disponibilidade de matérias-primas, além de poder criar propostas de compras de maneira totalmente automatizada.
Dessa forma, entendemos que o principal objetivo de um MRP é justamente determinar qual é a quantidade necessária, o material necessário e quando ele se torna necessário para que a demanda seja produzida no prazo desejado, evitando quaisquer excessos e desperdícios de matérias-primas.
No entanto, para que um bom MRP funcione da maneira adequada, ele precisa dispor de alguns dados importantes, como por exemplo:
• Estoque máximo e mínimo (a quantidade de cada componente para que o produto seja produzido);
• Lote mínimo e lote máximo (é a capacidade de estoque);
• Estoque de segurança (são as quantidades extras para eventuais atividades);
• Entre outros processos relacionados.
Como aplicar o MRP na sua empresa?
Em geral, a melhor forma de ter acesso a um MRP é, sem dúvida, realizando a contratação de um sistema ERP robusto. Desse modo, ele vai garantir os cálculos dos materiais, realizar previsões, e, não menos importante, fazer a gestão de diversas outras áreas que a sua empresa possui.
Entretanto, para negócios pequenos ou que ainda não conhecem as inúmeras vantagens e benefícios de um sistema ERP, podem dispor de outras ferramentas já existentes — e bastante conhecidas.
Uma delas são as famosas planilhas do Excel, especificamente para gerar a tabulação de relatórios e dados para fazer a gestão de compras e prioridades.
Além disso, você também pode dispor do Google Agenda para realizar o controle de dados. Trata-se de uma ferramenta disponibilizada pelo Google, e é bastante eficiente nesse quesito!
Gostou deste artigo? Conforme vimos, um MRP é de suma importância para as empresas, uma vez que ele se certifica de que a marca tenha os insumos necessários para prover a sua oferta ao público, e o melhor de tudo, sem o perigo da escassez.
Portanto, agora que você tirou todas as suas dúvidas sobre essa ferramenta, que tal ficar por dentro das novidades? Assine agora mesmo a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos em seu e-mail.