CRM e ERP qual a diferença

No universo empresarial, termos como CRM e ERP são frequentemente mencionados, mas é fácil se confundir com suas finalidades. Afinal, para que servem essas ferramentas? A sua empresa precisa delas? E quais são as suas vantagens? 

Essas são dúvidas frequentes que a gente encontra. Mas  você como empreendedor, precisa compreender o que é, e qual a melhor solução para implementar na sua operação.

 

O que é CRM?

Vamos começar pelo CRM, que é a abreviação de “Customer Relationship Management” ou, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. 

O CRM assume um papel importante no setor de vendas, de acompanhar todo ciclo de relacionamento com o cliente. Desde o primeiro contato até a finalização da venda, ou até em ações de campanhas de revenda.

Você pode imaginar como uma espécie de “agenda inteligente”, armazenando detalhes de todos os clientes que já passaram pelo seu atendimento. Isso não apenas ajuda a estabelecer relacionamentos sólidos com a sua base de clientes, mas também facilita o planejamento de futuras ações de vendas.

 

O que é ERP?

Já o sistema ERP, se concentra na gestão empresarial como um todo. A sigla ERP vem de “Enterprise Resource Planning”, traduzido como Sistema Integrado de Gestão Empresarial.

É um software que integra várias áreas de uma empresa, em um único sistema, facilitando vários processos importantes que você usa no dia-a-dia.

O ERP é capaz de padronizar os fluxos de trabalho e gerenciar áreas cruciais do seu negócio, incluindo finanças, contas a pagar, estoque e produção. 

 

Quais as vantagens de cada um:

Ambos os sistemas, CRM e ERP, oferecem benefícios significativos para as empresas. Idealmente, a combinação de ambos seria incrível.

Aqui vai algumas vantagens de cada um deles:

 

Vantagens de ter um CRM:

  • Dados organizados: Todas as informações sobre clientes ou prospects são centralizadas, facilitando o registro para sua equipe de vendas.
  • Controle comercial: O CRM possibilita à empresa ter um maior controle do processo de venda, em que etapa aquela venda se encontra, e quais informações precisa para finalizar.
  • Oportunidade de venda: Facilita a criação de ações de vendas direcionadas, como promoções em datas especiais ou durante eventos como a Black Friday.
  • Jornada de venda personalizada: Com as informações do cliente armazenadas, os vendedores conseguem focar no atendimento, e proporcionar uma boa experiência de compra, fidelizando mais um cliente.

 

Confira as vantagens de ter um ERP:

  • Áreas integradas: Todas as áreas da empresa, integradas em um único sistema, padronizando processos e informações.
  • Aumento da Produtividade: A automação de processos proporciona maior produtividade em vários departamentos, reduzindo tarefas manuais. Como formatar relatório, buscar algum dado ou gerar uma nota fiscal.
  • Redução de Custos: Evita custos extras, como horas extras de funcionários devido a trabalho manual excessivo ou  perda de produtos em estoque por mau gerenciamento.
  • Análises mais estratégicas: O armazenamento de todas essas informações permite a geração de relatórios precisos. Auxiliando no aumento da produção e dos ganhos.

 

Afinal, qual o melhor sistema para sua empresa?

Tanto o CRM quanto o ERP, são sistemas valiosos, que vão enriquecer o seu negócio. O melhor dos dois mundos, seria ter esses dois sistemas integrados à sua empresa!

A TRS Sistemas, é uma empresa com mais de 20 anos, responsável pelo desenvolvimento do Sistema Impacto, que é um ERP para empresas de pequeno e médio porte. Além de ser um sistema empresarial, ele tem incluso um recurso de CRM que facilita todo o ciclo de vendas do seu negócio.

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