Sabemos que qualquer negócio necessita dos seus clientes, afinal, é para eles que os serviços e produtos são destinados. Mas como estrategistas, é necessário pensar sobre quem seria o seu público-alvo.
Você já deve ter ouvido falar sobre público-alvo, principalmente no momento de criar suas estratégias comerciais. Mas você sabe como defini-lo? E de fato o que quer dizer e qual sua importância? Neste artigo iremos falar sobre público-alvo, sua importância e como defini-lo. Portanto continue a leitura!
O que é Público-Alvo?
O público-alvo consiste em um grupo de pessoas com características comuns que podem se interessar pelos seus serviços ou produtos. Ou seja, é a descrição detalhada do público que costuma usar os seus produtos, e isso inclui aspectos como sexo, idade, renda, escolaridade, localização, entre outros.
A definição do seu público-alvo possibilita a segmentação do mercado com o qual você se comunicará, representando a fatia de público que interage com a sua empresa, adquirindo seus produtos e gerando lucro.
Considere o exemplo de uma loja de roupas feminina, cujo público são mulheres de 18 a 35 anos, residentes nas proximidades, interessadas em moda e com uma renda média.
Essas são algumas características que definem o seu público. Tendo essas características definidas, você pode investir em estratégias que irão atender e possuir um maior potencial de venda.
Passos para Definir o Público-Alvo da Sua Empresa
A definição do público-alvo deve ser uma prioridade nas etapas iniciais do desenvolvimento da sua empresa. Este fator será decisivo para diversas estratégias e orientará as melhores decisões a serem tomadas.
Se você ainda não realizou essa tarefa, não se preocupe. A seguir, apresentamos 6 passos para ajudá-lo na definição do público-alvo da sua empresa.
Passo 1: Analise o seu Produto ou Serviço
Realize uma análise minuciosa do seu produto ou serviço. Compreenda os benefícios e soluções que oferece ao cliente. Faça uma análise abrangente de todas as funcionalidades e características, destacando suas vantagens e soluções.
Passo 2: Análise dos Concorrentes
Realize uma análise completa de como seus concorrentes atuam no mercado. Liste os concorrentes diretos e indiretos, analisando suas estratégias, presença nas redes sociais e campanhas de anúncio.
Passo 3: Pesquisa de Mercado
Conduza uma pesquisa de mercado entre seus clientes ou grupos de pessoas. Elabore perguntas para entender as necessidades do público, analisando as tendências e comportamentos dos usuários.
Passo 4: Defina Critérios de Segmentação
Defina os critérios de segmentação, como características demográficas, geográficas, comportamentais e psicográficas.
- Demográficos: idade, sexo, renda e escolaridade;
- Geográficos: localização, clima e região, por exemplo;
- Comportamentais: frequência de compra, ocasião de uso e benefício buscado;
- Psicográficos: personalidade, estilo de vida e valores;
Passo 5: Defina a sua Persona
Após toda análise, pesquisa e definição das segmentações que vão ser levadas em consideração para a criação do seu público-alvo, você pode definir uma persona para te ajudar a visualizar seu público de forma mais assertiva.
A persona é a personificação do seu público-alvo, ou seja, é um personagem com as características físicas, comportamentais e psicográficos que você definiu.
Passo 6: Análise e Melhoria Constante
Após definir seu público-alvo, utilize-o estrategicamente em suas campanhas. Lembre-se de que eles podem ser ajustados conforme necessário, então analise e teste quantas vezes for preciso.
Quer continuar por dentro desse universo de tecnologia e empreendedorismo?! Continue acompanhando a Newsletter da TRS, e aprenda mais sobre temas que vão ajudar a crescer sua empresa!