A atenção e prevenção ao vazamento de dados se tornou um assunto recorrente nos dias de hoje. Afinal, muitas coisas são resolvidas no digital, por conta disso é de extrema importância que as empresas adotem uma estratégia para garantir a segurança de dados.
No post blog de hoje, falaremos sobre segurança de dados e estratégias que podem ser colocadas em prática para garantir que o negócio fique em conformidade com a LGPD. Portanto, continue lendo!
O que é segurança de dados?
A segurança de dados pode também ser conhecida como segurança das informações. É um conjunto de processos e práticas para proteger as informações digitais contra vazamento, acesso não autorizado e até fraude.
É uma concepção que inclui ações de segurança, seja de aparelhos e dispositivos de armazenamento, até controles administrativos e de acesso. Além de também incluir políticas e procedimentos organizacionais.
Estratégias que garantem a segurança de dados
Existem algumas estratégias que você pode adotar nos processos de sua empresa, para garantir a segurança de dados. Confira as 4 principais estratégias:
1. Política de segurança de dados
Quando falamos sobre proteção de dados, isso inclui os dados dos seus clientes e colaboradores. Desde que a LGPD (Lei Geral da Proteção de Dados) foi aprovada, é de extrema importância traçar uma política de segurança de dados que proteja a coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento dos dados de clientes e colaboradores.
Para isso, a política implementada na empresa pode contar com a tecnologia para manusear os dados de forma mais segura, e usar senhas para acessar determinadas informações que podem ser sensíveis. E também implementar ações com os colaboradores, instruindo o bom uso de seus dispositivos, tendo senhas em suas máquinas, não clicar em qualquer link que chegue por e-mail, entre outras ações.
2. Use softwares originais
Sistemas operacionais utilizados pela empresa, softwares e aplicativos mal-intencionados podem comprometer a segurança de dados. Por isso, é primordial utilizar softwares originais e sistemas operacionais de confiança, que realmente ofereçam segurança e confidencialidade sobre o armazenamento e tratamento dos dados.
3. Invista em armazenamento cloud
O armazenamento cloud é uma hospedagem de dados, conhecido também como nuvem. Ele garante armazenar as informações em um servidor seguro e os dados ficam protegidos contra ataques de hackers e até mesmo de colaboradores mal intencionados.
4. Treinamento e qualificação dos funcionários
É importante investir em treinamentos para os profissionais de TI estarem preparados para qualquer tipo de ataques hackers. Sejam eles profissionais da empresa ou terceirizados, é importante que estejam aptos a corrigir vulnerabilidades e lidar com possíveis tentativas de ataques.
Como um ERP melhora a sua segurança de dados
Um sistema ERP consegue centralizar todas as áreas e informações de uma empresa em uma única plataforma. Deixando todo ambiente seguro, visto que ele traz vantagens como:
- Login e senha para cada usuário;
- Informações salvas em cloud;
- Ambiente monitorado constantemente;
- Sem necessidade de acessar outros sistemas e navegadores.
Para garantir toda segurança que a sua empresa necessita, você pode contar com as soluções do Sistema Impacto, um ERP modular. Que consegue integrar em um único ambiente todas as áreas do seu negócio, seja ela: financeiro, faturamento, estoque, produção, vendas, entre outros.
Não deixe de acompanhar a Newsletter da TRS Sistemas e ficar por dentro de informações e conhecimentos, como esse.