Administração financeira: o que é e como funciona na prática

Podemos afirmar que a administração financeira de uma empresa é o coração dela. Se a saúde dela não está boa, consequentemente adoece os demais setores do negócio.

Esse é o motivo de muitas empresas quebrarem, por uma falta de estrutura ou pessoa responsável por essa administração. Quando não se tem um plano sólido e alguém que supervisione essa gestão, as despesas podem se tornar maiores que os ganhos.

Para te ajudar a criar uma boa estruturação financeira e manter a sua empresa saudável, nesse artigo vamos falar mais sobre o que é administração financeira, noções básicas que você precisa saber para dominar a técnica e como fazer funcionar na prática. 

 

O que é Administração financeira

Para falarmos o que é uma administração financeira de uma forma mais simples. Podemos dizer que o objetivo principal dela é fazer uma boa gestão dos recursos de uma empresa. 

As suas principais funções são pesquisar, planejar, gerenciar e analisar os recursos do negócio. 

Ela é a principal responsável pelo futuro daquele negócio, dentro do mercado. Então para o trabalho de uma administração financeira ser eficiente, ela precisa:

 

  1. Estar por dentro das condições e possibilidades do negócio; 
  2. Elaborar um planejamento estratégico com os seus recursos disponíveis;
  3. Realizar uma gestão eficiente em todas as áreas necessárias para o funcionamento da empresa;
  4. Analisar as principais vantagens competitivas no mercado.

 

Noções básicas para uma administração financeira

Tem algumas noções básicas de uma administração financeira eficiente que você precisa saber, para conseguir atingir as metas que uma empresa exige. E aqui estão elas:

 

Custos e preços

Saber precificar o seu produto ou serviço é de extrema importância para conseguir potencializar os seus lucros e se manter sólido no mercado. 

O mundo dos negócios anda muito competitivo, e se você não tiver um preço bom, ou um produto que tenha valor ao consumidor, você acaba ficando para trás. Mas é de extrema importância ter certeza que você vai ter um bom ROI.

Ou seja, ter um retorno financeiro do investimento que você está fazendo, vendendo o seu produto por esse preço.

Por isso você precisa estar bem antenado aos preços da sua matéria prima e concorrentes.

 

Controle de estoque

O estoque pode ser um dos principais desafios da administração do seu financeiro, por esse motivo você precisa conhecer bem de que forma o seu negócio está posicionado.

Faça relatórios frequentes para entender quais são os produtos que mais saem do seu estoque, os que contém alguma data de validade e qual o máximo de tempo ele pode ficar no seu estoque para não ter prejuízo. 

Assim você irá conseguir programar com eficiência as compras e vendas. E garantir que tenha o produto quando o seu cliente lhe procurar.

 

Organização financeira

Ter o controle total das contas a pagar e a receber. Precisa ter uma administração de todo valor que sai e entra da sua conta, e a previsão de pagamentos e recebimentos futuros também. 

Para assim você não ficar na mão para qualquer eventualidade que possa existir. Manter o seu financeiro no verde, é crucial para a saúde da sua empresa, pois todos nós sabemos como é fácil se enrolar nas dívidas, certo?!

 

Controlar os seus ganhos

Você precisa manter o seu bom resultado. A sua administração tem que estar bem ciente em tudo que está acontecendo dentro da empresa, todas as alavancadas e quedas que você possa vir a sofrer.

Assim a sua administração financeira vai conseguir saber quando continuar do jeito que está, ou quando recalcular a rota para não ter prejuízo.

Às vezes o planejado precisa ser replanejado, pois eventualidades sempre existem, por isso é importante ter total controle do seu lucro.

 

Como ter uma boa administração financeira

Deu para perceber que conseguir manter uma empresa rodando, com uma boa saúde, não é um trabalho tão fácil assim né?!

Por esse motivo, ter a tecnologia aliada ao seu dia-a-dia pode se tornar um verdadeiro divisor de águas. 

Atualmente existem softwares que conseguem gerenciar todas essas demandas em um único sistema, e isso acaba se tornando uma mão na roda para um empreendedor. Para saber mais sobre esse Sistema de Gestão Empresarial, clique aqui para ler a nossa matéria sobre o Sistema Impacto.

 

Mas algo que também ajuda muito a visualização de todas essas planilhas e números, é conseguir gerar um bom relatório com um dashboard de fácil visualização, e interativo, personalizado para o seu tipo de negócio.

O Power BI é uma ferramenta de Business Intelligence, desenvolvida pela Microsoft, que facilita muito a visualização dos seus resultados, investimento e ganhos.

Mas a princípio pode ser um pouco complicado de entender, caso você não tenha muita familiaridade com esse tipo de relatório. Algo que é bem comum, já que é uma ferramenta nova, que vem em crescimento nos últimos tempos.

Se você quiser saber como ter uma consultoria sobre Power BI, e entender como essa ferramenta pode acrescentar na administração financeira da sua empresa. Você pode clicar aqui e conhecer mais sobre a nossa consultoria de Power BI.

Não deixe de acompanhar a newsletter da TRS Sistemas e ficar por dentro de todos os assuntos que podem te ajudar a alavancar o seu negócio!

 

Postagem Relacionada

Você no controle do seu negócio
Telefone

11 2087-2852

E-mail

Horário de atendimento: segunda à sexta-feira, das 8:30h ás 12h e 13h ás 17:30h

Av. Salgado Filho, 252, Centro
Guarulhos-SP
Guarulhos Office Tower, sala 1809
CEP. 07115-000

Copyright © 2022. TRS Sistemas – Política de privacidade

Paste your AdWords Remarketing code here