Em geral, sabemos que os produtos e serviços ofertados ao público precisam ser de qualidade. Afinal, é através da quantidade de vendas desta oferta que teremos a noção se a empresa terá sucesso, ou não. E para garantir que os produtos e serviços criados sejam estratégicos, competitivos e eficientes, precisamos contar com a gestão de produtos.
No entanto, muitos empreendedores e gestores da área não entendem o seu conceito, e muito menos como implementá-lo. Por isso, nesse post tiraremos todas as suas dúvidas sobre o assunto e daremos 3 dicas para implementar a Gestão de Produtos em sua empresa. Confira!
Gestão de Produtos: o que é?
Em suma, podemos definir que a Gestão de Produtos nada mais é do que uma área que visa cuidar da criação de serviços e produtos que tendem a satisfazer seus clientes, para que assim, seja possível rentabilizar ainda melhor.
No entanto, para que possamos acertar nessa criação, o gestor de produto precisa ter um amplo conhecimento acerca da empresa em que atua, da persona da oferta, dos concorrentes, e da sua capacidade para liderar de maneira estratégica.
3 Dicas para implementar a Gestão de Produtos em sua empresa
Sabendo do conceito e da importância desse tipo de gestão para uma marca, vamos conhecer algumas dicas eficientes para implementar essa gestão em sua empresa. Confira abaixo:
1. Faça um bom levantamento de ideias
Em geral, o primeiro passo para efetivamente conceber um produto é juntar ideias, sugestões de melhorias e, principalmente, sugestões de clientes. Assim, você terá um norte para seguir e entender quais serão os próximos passos para tornar a sua gestão de produtos ainda mais eficiente.
2. Administre bem o seu estoque de produtos
Antes de tudo, podemos perceber que a boa administração do estoque de produtos de uma empresa é capaz de contribuir eficientemente para o planejamento estratégico da corporação.
Afinal de contas, quando temos ciência de entradas e saídas, fica mais fácil elaborar maneiras para desenvolver estratégias para otimizar as vendas, e até mesmo tirar do estoque aqueles produtos que já estão guardados há bastante tempo.
3. Invista em tecnologia
Não tem como otimizar a gestão de produtos se não houver melhorias contínuas, não é mesmo? Por esse motivo, é crucial investir em tecnologia — especialmente as usadas atualmente pelos grandes players do mercado.
Sistemas ERP podem ser de grande valia para qualificar a gestão de produtos em sua empresa, uma vez que são sistemas que centralizam informações e as tornam mais legíveis aos gestores da área. Isso vale tanto para gerir os produtos atuais quanto para coletar informações e desenvolver novos.
Através de um sistema ERP, você consegue avaliar toda a cadeia de suprimentos que envolve a gestão de produtos da sua marca em um único lugar, reduzindo tempo, gastos desnecessários e ferramentas que não oferecem resultados a esse tipo de gestão.
Além disso, você também pode integrar seus sistemas em nuvem, permitindo que você avalie as entradas e saídas de qualquer lugar que estiver, bastando apenas ter um dispositivo conectado à internet.
Gostou das dicas? Agora que você já sabe como implementar a gestão de produtos em sua empresa, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o tema? Assine agora mesmo a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail.