Em virtude do desenvolvimento crescente da tecnologia na atualidade, podemos perceber o surgimento de diversas aplicações e ferramentas, capazes de otimizar ainda mais nossas atividades do dia a dia. Se tratando da gestão de uma empresa, não é diferente. Com as aquisições tecnológicas corretas e de acordo com as demandas e cultura da marca, a gestão tende a se tornar ainda mais fluida e otimizada.
Quer saber quais tecnologias usar na sua gestão? Nesse post te daremos 3 dicas eficientes e estratégicas. Confira!
1. IoT (Internet das Coisas)
Antes de tudo, a primeira dica de tecnologia para otimizar ainda mais a sua gestão nos dias atuais é, sem dúvidas, o uso da Internet das Coisas. De maneira prática, esse termo serve unicamente para realizar uma descrição de maneira prática sobre a rede de comunicação entre qualquer tipo de dispositivo que está conectado à internet.
Com a transformação digital cada vez mais evidente no mercado e nos processos internos das empresas, veremos que a popularização dessa tecnologia estará cada vez mais democrática e acessível, impactando diversas atividades no cotidiano do trabalho.
Exemplos disso é a possibilidade de gerenciar ainda melhor o tempo de chegada e o tempo de saída de colaboradores, além de conseguir determinar um prazo de quando uma determinada atividade pode ser finalizada, ou até mesmo na questão do acesso às informações e dados da empresa à distância.
Com a implementação do home office, a gestão pode se tornar ainda mais desafiadora, uma vez que os colaboradores não estão concentrados na empresa.
Por meio da Internet das Coisas, é possível monitorar os dispositivos que estão conectados à rede principal da empresa, bem como a identificação de colaboradores online, quais arquivos virtuais estão utilizando e se as atividades estão sendo conduzidas de maneira eficiente.
2. Cloud Computing
Mais conhecida como Computação em Nuvem, esse tipo de tecnologia veio para flexibilizar as atividades e torná-las possíveis em qualquer lugar.
A proposta é que haja uma digitalização de atividades, fazendo com que o exercício laboral seja realizado de maneira online, e sem a necessidade de servidores locais internos para buscarem arquivos, recorrer a dados mercadológicos, de clientes, parceiros, fornecedores, colaboradores, etc.
Agora, é possível ter todas essas informações na palma da mão, bastando apenas ter acesso a um celular, tablet, computador ou notebook com conexão à internet. Isso facilita ainda mais a gestão, uma vez que os processos que ocorrem em nuvem podem ser devidamente monitorados.
3. Sistemas ERP
Já pensou em ter todas as informações e agendamentos de atividades de sua empresa em uma única plataforma? É exatamente essa a função de um sistema ERP. Seu principal objetivo é integrar e centralizar informações, a fim de que gestor consiga acompanhar processos e atividades em um lugar, sem ficar recorrendo a vários programas e aplicações.
Além disso, essa tecnologia reduz drasticamente os custos internos, uma vez que o gestor não precisará de comprar maquinário, programas, softwares, hardwares e quaisquer outras demandas para tornar o gerenciamento ainda melhor.
Gostou deste artigo? Agora que você já conhece algumas das principais tecnologias como forma de otimizar e desenvolver ainda mais a sua gestão, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro das novidades.