Fidelizar cliente

Muitas empresas desprendem grandes esforços para conquistar novos clientes. É claro, expandir o seu público é importante, mas você sabia que é muito mais barato fidelizar clientes? Em média, fidelizar um cliente custa 25 vezes menos do que conquistar um novo. Mas afinal, como fazer isso? Continue conosco e confira 5 dicas incríveis para fidelizar clientes!

 

1. Construa um relacionamento com seus clientes

Clientes se sentem genuinamente atraídos pelas marcas que se relacionam de forma humana com as pessoas. Muito mais do que alguém que irá comprar com você, seu cliente é uma pessoa complexa, com dores e problemas. A forma como você acolhe as dores e problemas do seu cliente, oferecendo seus produtos ou serviços como solução é crucial para um bom relacionamento.

O importante é fazer com que o seu cliente se sinta valorizado, ouvido e compreendido. Para isso, invista em um bom atendimento, seja para o momento das vendas ou pós-venda. Pense, por exemplo, em um restaurante. A comida pode ser deliciosa, mas você foi maltratado pelo garçom. Você voltaria? A mesma lógica se aplica no seu negócio.

 

2. Explore os diferenciais do seu negócio

Pense e liste os diferenciais do seu negócio. No que ele se destaca perante a concorrência? Quais são seus produtos ou serviços personalizados, seu preço, custo-benefício, seus anos de experiência? Seus diferenciais são os pontos fortes do seu negócio, que devem ser comunicados na publicidade ou mesmo no momento da venda.

 

3. Foco na experiência do cliente

O foco do consumidor atual não é comprar um produto ou um serviço, mas sim uma experiência. Na prática, isso significa que aquilo que você vende vem para suprir uma demanda do seu cliente. Portanto, foque no que o seu cliente irá experienciar com a sua marca.

Neste sentido, cabe dizer que quanto melhor for o seu produto ou serviço, maiores são as chances do cliente voltar. Mas afinal, como fazer isso? É preciso que você cumpra o que anuncia. Feito isso, o cliente terá uma ótima experiência e ainda irá recomendar você por aí.

Contudo, a experiência do cliente é muito mais do que apenas a compra. Ela se inicia no atendimento, que deve ser solícito ao solucionar dúvidas e acolher o cliente e se estende também ao pós-venda. Procure aplicar pesquisas de satisfação para entender como é a experiência do cliente com a sua marca.

 

4. Ofertas exclusivas para quem já é cliente

Uma estratégia já bastante conhecida e que persiste funcionando com o passar dos anos. Ofereça clube de descontos, cartão fidelidade e similares. Você também pode fazer ofertas exclusivas para quem já é cliente ou oferecer um voucher de desconto para a próxima compra.

 

5. Conheça seus clientes

Pense nos seus clientes como uma grande comunidade. Para fazer parte dessa comunidade é preciso conhecer seus gostos, hábitos e dores. É assim que a sua marca pode oferecer exatamente o que essa comunidade busca. Manter uma base de dados ativa com informações estratégicas e pesquisas de satisfação te ajudam a conhecer melhor esses clientes.

Deseja saber mais sobre como fidelizar clientes e melhorar suas vendas? Assine agora mesmo a nossa newsletter, sempre compartilhamos dicas valiosas sobre esse assunto.

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