O borderô é uma ferramenta que é aplicada na gestão financeira de empresas, para que o controle sobre as saídas e entradas de dinheiro seja feito.
Com o borderô é possível que o negócio tenha uma saúde financeira bem controlada, aumentando as chances do negócio ter sucesso.
Se você deseja entender mais sobre o assunto, o que é essa ferramenta, como ela funciona, como pode ser colocada em prática e quais as vantagens, acompanhe o artigo a seguir e confira as informações!
Borderô: o que é?
O borderô, como dissemos, é uma ferramenta utilizada para organizar melhor as finanças de uma empresa. Ele é muito utilizado para organizar as contas que precisam ser pagas e as que ainda serão recebidas de cartão de crédito, boletos, cheques e duplicatas.
É muito comum que o borderô seja utilizado em empresas de varejo, mas também pode ser usado em empresas de prestação de serviços. A área de eventos também costuma usar essa ferramenta para ter um registro sobre a receita e despesas durante esse período.
Por que o borderô pode ser usado?
Uma das maiores vantagens de usar o borderô na empresa é que essa ferramenta ajuda a organizar o setor financeiro, e isso é um dos pilares para conseguir ter sucesso em um negócio.
Com todas as operações bem agrupadas em um único registro de documento, o controle financeiro acaba se tornando mais prático e simples.
Maiores vantagens do borderô
Como dissemos, a maior vantagem que o borderô apresenta para a empresa é que em um mesmo documento é possível observar e analisar todo o controle de finanças da empresa.
Outra vantagem é que ele também aparece no extrato bancário da organização apenas em uma linha, facilitando o processo da conciliação com o banco e diminuindo os gastos com impressão de documentos de escritório.
Como fazer o controle da empresa a partir do borderô?
Existem duas maneiras de fazer o borderô na sua empresa. A primeira delas é manualmente através de ferramentas digitais, como as planilhas.
A segunda, e a mais indicada, é através do ERP, para confeccionar o documento. Hoje em dia, os ERPs são mais completos, oferecendo a função do borderô para que você consiga apenas preencher os espaços disponíveis e ter acesso a todas as informações que precisa.
Além disso, através desses sistemas, é possível baixar o documento em diversos formatos diferentes, para que você possa armazenar de maneira que achar mais coerente para a empresa.
Um bom borderô, para ser considerado completo, ele precisa ter o nome da empresa, a descrição dos títulos, nome do contratante dos serviços, espécies dos títulos, valor líquido, valor da face, número dos documentos, juros, total, prazo médico, vencimento, formas de pagamento e dados de pagamento.
Cada empresa possui suas especificações e rotinas sobre o controle financeiro, por conta disso, na hora de fazer o borderô, é importante levar esses pontos em consideração para criar um modelo que seja mais funcional para a sua empresa.
Além disso, o borderô também pode ser combinado com outras ferramentas direcionadas à gestão financeira.
Se quiser saber mais sobre o assunto, acesse o site e assine a nossa newsletter para ficar por dentro dos conteúdos!