Todo o empresário almeja o crescimento para a sua empresa. Para tal, existem diversos caminhos que podem ser tomados, como: conseguir empréstimos, fazer novos lançamentos, aplicar novas estratégias para chamar atenção de clientes, etc.
Mas, o que pode realmente tornar essas estratégias eficazes? A chave para isso se chama Business Intelligence, também conhecido como BI.
É bem provável que você já tenha ouvido falar nesse termo. No entanto, colocá-lo em prática ainda pode ser algo que ainda está distante da sua realidade. Então, o que pode ser feito para adotar esse procedimento na sua empresa? É o que veremos a seguir, confira!
O que é Business Intelligence?
Ultimamente, Business Intelligence (BI), se tornou um termo muito comum no meio empresarial. E é importante dizer, que o Business Intelligence, não se aplica apenas a empresas de grande porte. Ou seja, a aplicação do BI é independente da quantidade de funcionários, para conseguir ter uma boa análise dos dados do seu negócio.
Então, basicamente BI está mais relacionado a ser um Data Driven. Isto é, conseguir uma melhor compreensão através dos dados fornecidos pela ferramenta. Com isso, você saberá quais são os resultados do seu negócio factualmente, e conseguirá tomar melhores decisões e fazer ajustes para melhorar suas métricas.
A vantagem do Business Intelligence, é realmente trabalhar com os fatos em vez dos achismos. Sobretudo, a intuição que está muito conectada com o empreendedor. Então o Business Intelligence coloca tudo isso em termos concretos. Ao invés de uma opinião geral, por observação a ferramenta responde perguntas como:
- Qual está sendo realmente o comportamento das pessoas na prática;
- Quantas estão comprando;
- Qual está sendo o faturamento gerado;
- Por que estão saindo da plataforma sem comprar.
Enfim, existem muitas variáveis a serem analisadas – com dados – para saber se esse é mesmo o caminho correto a ser tomado, ou se deve mudar de rota, em relação ao seu modelo de negócio.
Como aplicar o Business Intelligence?
Para isso, iremos falar duas ferramentas que irão te auxiliar. Ferramentas essas que costumam ser gratuitas ou com planos bastante acessíveis.
Microsoft Power BI
A primeira ferramenta é a Microsoft Power BI. Essa ferramenta te auxilia a olhar fontes diferentes de dados, seja do próprio Excel, ou do banco de dados da sua plataforma.
Então você consegue conectar também, se você tiver um pouco mais de experiência, ou até mesmo contratar a TRS Sistemas para uma consultoria e implantar o banco de dados, direto com a ferramenta de Power BI.
E a partir de então, conseguir criar relatórios dinâmicos como, modelos de dados e gráficos, para conseguir entender como está se comportando o seu negócio.
Google Data Studio
Por ser uma ferramenta do Google, então você consegue conectar a ela o:
Google Sheets;
Google Ads;
Google Trends (que também vai te ajudar a ter mais dados sobre a tendência de uma palavra chave ao longo do tempo).
E com isso, você vai cruzar esses dados e fazer relatórios dinâmicos para analisar como está sendo tanto a sua performance. Ou seja, você pode extrair dados da sua plataforma em Excel, colocar no Google Sheets e fazer essa conexão com o Google Data Studio.
Com isso, certamente você terá uma melhor base de dados para analisar e tomar as melhores decisões possíveis para o seu negócio.
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