mesa com papeis de gráficos e duas pessoas negociando

O principal objetivo de qualquer marca no mercado é gerar competitividade. E se tratando de atacados, não é diferente. Antes de obter um volume de vendas considerável durante a semana, mês, bimestre ou época planejada, é necessário, antes de qualquer ação, ter uma gestão financeira eficiente, a fim de controlar as entradas e saídas do negócio.

Quer saber como tornar o financeiro do seu negócio ainda mais eficiente? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

 

Gestão financeira no atacado: o que é?

 

Antes de tudo, podemos perceber que a gestão financeira no atacado basicamente consiste em respectivas ações e procedimentos onde o administrador tende a analisar, planejar e controlar atividades financeiras do negócio. De forma prática, esse processo costuma envolver operações, saídas, entradas, provisões de gastos e outros tipos de formas em que o capital é movimentado.

O dono do atacado, juntamente com seus funcionários, utiliza uma ferramenta importante, popularmente conhecida como ERP — sigla em inglês para Sistema de Gestão Integrada. Através dessa ferramenta, é possível realizar um controle financeiro de forma praticamente automática. Além disso, a solução em ERP também oferece uma análise de indicadores financeiros de um negócio, que são os chamados KPIs financeiros.

Eles são, basicamente, métricas de desempenho, que irão mostrar ao empreendedor do atacado ou do gestor da área se as condições estão gerando lucro ou prejuízo para a marca. Para isso, os KPIs precisam analisar prejuízos, lucros, em quais processos é possível economizar recursos, quais tipos de operações tendem a gerar excelentes resultados, e entre outros.

Banner com computador e logo do sistema impacto. Venda, Estoque, Faturamento

 

Como realizar uma boa gestão financeira em um atacado?

 

Agora que você já sabe o conceito e a importância da gestão de finanças para um atacado, está na hora de saber como desempenhá-lo de forma eficiente. Confira abaixo alguns processos nos quais devemos nos atentar:

1. Administração de ativos

O processo de administração de ativos consiste, basicamente, em realizar a extração do máximo de valor de todos os ativos existentes — que são basicamente os bens e direitos. Esse processo deve ser realizado com base nas oportunidades, balanceamento de custos, riscos dos ativos, etc.

2. Controladoria

A etapa da controladoria precisa ser iniciada de maneira eficiente, uma vez que busca realizar o controle administrativo e orçamentário da empresa, com o objetivo de tornar os processos financeiros mais eficientes e otimizados.

Sem contar que a controladoria também promove mais segurança no equilíbrio de contas e tende a assegurar a lucratividade. Nesse processo, irão incluir atividades como planejamento, organização e controle de recursos, despesas e cenários, e etc.

3. Planejamento financeiro

Nessa etapa, o gestor financeiro do atacado irá construir diversos tipos de diretrizes que irão favorecer a rentabilidade do negócio. Entre as atividades elaboradas, podemos ressaltar a projeção de cenários e despesas, receitas, organização de ativos, etc.

 

Conclusão

 

Conforme vimos, a gestão financeira é de suma importância para atacados, uma vez que estamos lidando com um grande volume de produtos. Dessa forma, é preciso se atentar aos lucros e prejuízos que são gerados, a fim de otimizar ainda mais as vendas, as mercadorias e a competitividade da marca no mercado.

Portanto, agora que você já sabe a importância desse tipo de gestão para atacados, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Assine agora mesmo o nosso newsletter e fique por dentro de nossas novidades.

Postagem Relacionada

Você no controle do seu negócio
Telefone

11 2087-2852

E-mail

Horário de atendimento: segunda à sexta-feira, das 8:30h ás 12h e 13h ás 17:30h

Av. Salgado Filho, 252, Centro
Guarulhos-SP
Guarulhos Office Tower, sala 1809
CEP. 07115-000

Copyright © 2022. TRS Sistemas – Política de privacidade