Quando falamos em emissão de nota fiscal (NF), muitas dúvidas podem aparecer. No caso da NF-e e da NFC-e, a principal diferença é que uma delas é destinada para as vendas ao consumidor final, enquanto a outra envolve outras transações, como as devoluções. Continue conosco e entenda as diferenças entre NF-e e NFC-e.
Diferenças entre NF-e e NFC-e
Tanto a NF-e como a NFC-e são substitutas das antigas notas fiscais em papel. Isso significa que estes documentos eletrônicos servem para confirmar a circulação de mercadorias, servindo como um registro para a tributação. A diferença entre eles está no tipo de transação.
Para emitir cada uma delas, é preciso ter um computador ou celular com acesso à internet, além de estar de acordo com a prefeitura da cidade de operação e outros órgãos reguladores, como a Receita Federal.
A NF-e e a NFC-e são formas simplificadas de emissão de nota fiscal, que facilitaram esse processo. Afinal, hoje é possível imprimir os documentos com uma impressora comum, sem precisar de uma máquina específica, como era antes das versões digitais dos documentos.
Para compreender a diferença entre os dois documentos, devemos primeiro entender que eles possuem mais semelhanças do que diferenças. Sendo assim, a principal diferença entre os dois é o tipo de transação, sendo a NFC-e restrita ao consumidor final. A seguir, entenda o que é cada uma delas para compreender as diferenças.
O que é NF-e?
A sigla NF-e significa nota fiscal eletrônica, um documento digital que surgiu para substituir a Nota Fiscal Modelo 1 e A-1. Esse documento é mais abrangente do que a NFC-e, já que abrange não apenas as vendas diretas ao consumidor final. Desta forma, a NF-e é emitida em diferentes processos de compra e venda, incluindo devoluções, transferências e exportações.
As NF-es são acompanhadas de um documento auxiliar conhecido como DANFE, Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica. A função do documento é acompanhar todas as movimentações da mercadoria. Como o DANFE não possui valor fiscal, a NF-e pode ser impressa sempre que solicitada para essa finalidade.
O que é NFC-e?
Já a NFC-e é mais restrita, já que é direcionada apenas para as vendas ao consumidor final. A Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica é a versão digital do antigo cupom fiscal. Nada mais é do que um documento eletrônico emitido ao consumidor final após uma venda. Com o surgimento da NFC-e, houve a eliminação da Nota Fiscal modelo 2 e o cupom fiscal.
Tanto a NF-e como a NFC-e simplificaram o processo de emissão de notas fiscais, já que hoje é possível emitir os dois documentos com uma impressora comum, sem a necessidade de um aparelho específico, como era antes.
Como emitir NF-e e NFC-e?
A emissão de Nota Fiscal pode ser mais simples do que você imagina e sem depender do site do governo, que constantemente está fora do ar. Para isso, você precisará de um software para a emissão. Hoje, a tecnologia é um grande auxílio, preenchendo automaticamente o documento fiscal, com busca rápida do endereço pelo CEP, além do envio automático por e-mail para as compras online.
O Impacto Framework é uma dessas soluções. Com o software é possível emitir notas de forma mobile, além de ter acesso a gráficos com dados sobre o seu negócio. Conheça mais detalhes sobre essa solução..