Como começar um E-commerce do zero

O cenário pós-pandêmico impulsionou um crescimento significativo nas compras online, intensificando uma tendência já esperada. Mas mesmo após esse período, o comércio eletrônico continuou a prosperar. 

Atualmente, é raro conhecer uma pessoa que nunca fez uma compra online, seja através de uma loja online, marketplace ou até nas redes sociais. Essa forma de compra, que se chama E-commerce, se espalhou com muita força, e tende a crescer cada vez mais.

Se você é um empresário, e deseja seguir essa tendência, criando um e-commerce para o seu negócio, preparamos um tutorial, portanto continue lendo!

 

Por que investir em um E-commerce?

Existem dois cenários nos quais um E-commerce se destaca: para empreendedores iniciantes, representa a opção mais acessível para começar a empreender nos dias atuais, dispensando a necessidade de uma loja física e inúmeros funcionários. E também o cenário para aquele empreendimento que já existe, mas deseja elevar seu negócio já consolidado a um novo patamar.

Considerando as tendências atuais, investir em um E-commerce é estratégico, especialmente diante do crescimento constante do mercado global de comércio eletrônico.

 

Como Começar um E-commerce do Zero?

Para empreendedores iniciantes, é crucial realizar um planejamento abrangente antes de iniciar o negócio. Isso inclui definir o segmento, fornecedores, precificação, cultura da empresa, público-alvo e outros aspectos relevantes.

Seguindo um planejamento sólido, você pode avançar nos seguintes 5 passos para criar seu E-commerce do zero:

 

1. Escolha pelo menos um canal de venda

Para começar, você precisa escolher pelo menos um canal de venda, entre as opções você encontra: uma loja virtual própria, Marketplace e Redes Sociais. 

“Eu consigo escolher mais de um canal de venda?” Sim, você consegue, e seria ótimo. Mas para quem está começando, sugerimos começar com pelo menos um, e de acordo com muitos empreendedores, aquele que é considerado o mais fácil e eficaz, seria o Marketplace.

É claro que depois, para ter o crescimento da sua empresa, é interessante você investir em uma loja virtual.

 

2. Escolha uma plataforma de E-commerce

Caso você opte por começar com uma loja virtual, é importante escolher uma plataforma de E-commerce confiável que irá te atender bem. Essa plataforma será responsável pela criação, estruturação e o crescimento do seu site. 

Então é importante pesquisar as opções oferecidas pelo mercado, verificar os planos disponíveis e qual melhor atende o que você precisa.

 

3. Defina as opções de pagamento

Estabeleça as formas de pagamento que serão aceitas em sua loja virtual. Quanto mais opções oferecer, maior a probabilidade de atrair consumidores. Integre seu site a sistemas de pagamento ou utilize marketplaces como o Mercado Livre.

 

4. Defina a logística de envio 

Uma logística de entrega eficiente é fundamental para o sucesso do seu E-commerce. Escolha entre os serviços dos Correios ou transportadoras, e defina se sua loja realizará entregas em todo o Brasil.

 

5. Invista em um sistema de gestão ERP

Embora não seja obrigatório, um sistema ERP iria conseguir te ajudar em muitos aspectos. 

Um sistema ERP consegue integrar todas as áreas da sua empresa,  te ajudando em diversas tarefas que toda loja precisa, como: Emissão de nota de produto, cadastro de clientes, integração com pagamento e logística. 

 

Como escolher um bom sistema ERP?

O Sistema Impacto é uma opção de ERP no mercado que integra com diversas plataformas de marketplace, atendendo também lojas virtuais e proporcionando agilidade nas operações. 

É ótimo para conseguir trabalhar de forma ágil e prática, sem se atolar em burocracias. Além de permitir gerar relatórios, para melhorar o desempenho da sua empresa. Para saber mais sobre o Sistema Impacto, clique aqui.

 

Agora que você já sabe como criar um E-commerce do zero, é hora de começar a planejar o seu. E para continuar por dentro desse universo de empreendedorismo e tecnologia, não deixe de acompanhar a Newsletter da TRS.

 

Postagem Relacionada

Você no controle do seu negócio
Telefone

11 2087-2852

E-mail

Horário de atendimento: segunda à sexta-feira, das 8:30h ás 12h e 13h ás 17:30h

Av. Salgado Filho, 252, Centro
Guarulhos-SP
Guarulhos Office Tower, sala 1809
CEP. 07115-000

Copyright © 2022. TRS Sistemas – Política de privacidade

Paste your AdWords Remarketing code here