proposta comercial

Se você tem uma empresa e faz prospecção de clientes, deve saber que não basta só fazer um orçamento do seu produto ou serviço. Se você não sabe, isso pode ser um dos motivos de perder grandes contratos. 

Uma proposta comercial é uma forma de demonstrar a personalidade da sua empresa, e mostrar um diferencial no mercado. No post blog de hoje falaremos sobre a formalização de um orçamento através de uma proposta comercial, como fazer e qual o seu diferencial.   

 

O que é uma proposta comercial? 

Proposta comercial é um documento ofertando um produto ou serviço de interesse para o cliente. Nesse documento estão incluídas informações importantes para o fechamento de um negócio, como: descrição do que será feito, informações de quando será executado ou entregue, valores envolvidos e formas de pagamento. 

É um documento expressando especialmente o serviço de interesse do cliente. E a apresentação da sua proposta é uma forma de surpreender o cliente e causar uma boa impressão. 

 

Como fazer uma proposta comercial? 

Uma proposta comercial pode conter várias variáveis, e para quem nunca fez ou está em busca de melhorar a sua, pode ser um tanto confuso. Entretanto, a seguir iremos mostrar um passo a passo de como criar uma proposta comercial e garantir uma boa impressão para o setor comercial. 

 

1. Capa e introdução

O primeiro passo é você definir uma capa e uma apresentação da sua empresa como introdução. 

Você pode fazer um documento personalizado e colocar a logo do cliente para torná-lo mais especial. Não esqueça de caprichar na introdução descrevendo brevemente as visões e descrição da sua empresa. 

 

2. Inclua um índice

Deixe um espaço reservado para incluir um índice na sua proposta comercial. Nesse índice é importante informar os tópicos de cada informação que será abordada, e a página que ela se encontra.  

 

3. Exponha a necessidade do cliente

O objetivo da proposta comercial é propor uma solução para aquilo que ele procura, portanto comece expondo a necessidade do seu cliente, ou seja, o motivo que incentivou ele a te procurar. 

Após isso, fale sobre o por que o seu serviço ou produto é essencial para solucionar a necessidade desse cliente. 

 

4. Descreva o seu produto ou serviço 

Descreva de forma detalhada as informações do seu produto ou serviço. Siga esses principais tópicos para não faltar nenhuma informação:

  • Resumo da proposta; 
  • Produto ou serviço de interesse;
  • Metodologia utilizada;
  • Datas de entrega;
  • Quantidade de horas necessária para execução; 
  • Valores da proposta;
  • Formas de pagamento. 

 

5. Próximos passos para contratação 

Não esqueça de finalizar a sua proposta comercial informando quais são os próximos passos para contratação do serviço. Ter essas informações na sua proposta é de suma importância para o cliente se preparar e te dar um retorno assertivo, agilizando o atendimento e a experiência do cliente. 

 

Importância de fazer uma proposta comercial

Quando você encaminha uma proposta comercial para o seu cliente, você aumenta muito as chances de fechar negócio. Isso acontece por que você está enviando um documento repleto de informações do seu trabalho, isso agrega valor e consciência de tudo que será entregue ao cliente.

Quando você envia apenas um orçamento, muitas vezes o serviço não está bem explicado e pode surgir dúvidas. Em um desses momentos acontece de você correr o risco de perder esse cliente para algum concorrente que traz mais detalhes do seu serviço, agilizando o atendimento e contratação para o seu cliente. 

 

Erros que você não pode cometer na sua proposta comercial 

Para garantir sucesso ao enviar uma proposta comercial, existem alguns erros muito comuns de serem cometidos, mas que você deve evitar. Veja quais são os erros que você deve evitar de cometer: 

  • Não personalizar a proposta conforme a necessidade do seu cliente;
  • Fornecer poucas ou informações confusas dos seus serviços;
  • Não informar os preços dos serviços que estão sendo oferecidos;
  • Não destacar os seus diferenciais. 

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