Como Fazer um Planejamento Anual para 2024

Chegamos ao fim de mais um ano, e isso significa que devemos nos preparar para colocar em prática os planos do próximo ano. Para isso, muitas empresas fazem um planejamento anual.

Você já deve ter ouvido falar sobre planejamento anual, e provavelmente faz um todo ano. Entretanto é importante saber para que ele serve e como elaborar um que seja eficiente.

Neste artigo iremos falar sobre a importância de se planejar, e como você pode fazer isso da melhor forma. Portanto, continue a sua leitura!

 

O que é um planejamento anual?

Um planejamento anual é o ato de analisar, criar e antecipar ações no decorrer do ano. O planejamento anual geralmente é feito em todo final/começo de ano, e tem o intuito de apontar todos os objetivos e metas que a empresa deseja alcançar, para colocar em ação um plano que realize aquilo que está almejando.

É uma ferramenta muito usada no mundo corporativo, que serve como um guia para os empreendedores terem sucesso nos seus negócios.

 

Qual a importância de fazer um planejamento anual?

Um planejamento vai prever problemas, situações e soluções que são comuns aparecerem no cotidiano de uma empresa. Tendo essa previsão, será mais fácil gerenciar os setores para que cada um alcance a meta desejada. 

Além de servir como um diagnóstico para aquilo que a empresa está precisando. Quando se cria o planejamento anual, antes de tudo é necessário fazer uma análise de tudo que aconteceu no decorrer das ações do ano passado.

Dessa forma é possível melhorar os resultados, entender o que mais está dando certo além de implementar as tendências deste ano que está por vir. 

 

5 Passos Para Fazer um Planejamento Anual

A seguir, preparamos cinco passos para criar um planejamento anual que seja eficaz para o seu negócio.

 

1. Análise Geral

Antes de começar a elaborar qualquer plano, é importante fazer uma análise de tudo que já foi feito na empresa, e entender as métricas dessa análise. O que pode ser melhorado, o que é interessante continuar e o que podemos descartar.

É importante também analisar o mercado como um todo, o comportamento dos seus clientes e dos seus concorrentes. 

2. Defina as Metas e Objetivos

Após toda análise você já terá ciência de que ponto o seu negócio está, e então será a hora de criar metas e objetivos que sejam realistas ao seu negócio. Mas é claro que você pode ser ousado e apostar um pouco mais alto nesse momento, isso será um estímulo para você conseguir alcançar os seus objetivos. 

Um objetivo seria basicamente onde você gostaria de chegar, e as metas devem ser um guia do que você precisa conquistar, para alcançar esse objetivo.

3. Adapte e Evolua o seu Negócio

Tudo pode ser melhorado, e os processos da sua empresa também podem! Os processos internos dentro de uma empresa, também são responsáveis por alcançar o seu objetivo, ou seja, não gira só em torno do comercial.

Faça uma análise institucional do seu negócio, avalie as ferramentas e gestão usadas na empresa, assim como a motivação e produtividade dos seus colaboradores. Ao implementar uma dinâmica ou sistema diferente, você consegue otimizar os resultados de todos os setores.

Um exemplo disso é a adaptação de um negócio à tecnologia. A implementação de um sistema de gestão (ERP) que seja eficiente, pode ajudar a melhorar o desempenho de uma empresa inteira.

4. Crie um Plano de Ação

Essa é a hora de colocar a mão na massa, e que muitos empreendedores se perdem, não sabendo por onde começar. Uma dica para você conseguir desenvolver o seu plano, é responder sete perguntas simples, mas que são eficientes: 

  • O que será feito?
  • Por quê?
  • Onde?
  • Quando?
  • Por quem?
  • Como?
  • Quanto vai custar?

Essas informações te darão mais clareza sobre as ações que devem ser realizadas para implementar o seu plano.

5. Monitore os Resultados com Frequência

Após a execução do seu planejamento, vem uma das partes mais importantes, mas que a maioria dos empreendedores esquecem, o monitoramento. 

É preciso monitorar com frequência todas as ações e planos que estão sendo colocados em prática. Para assim conseguir ter informações e métricas dos resultados que foram gerados. 

Lembre-se, tudo bem adaptar o plano ou alterar algumas informações, isso na verdade pode acontecer com frequência com base no monitoramento das execuções.

 

Agora ficou mais fácil implementar um planejamento anual em 2024? Para mais conteúdos como este, você pode continuar acompanhando a Newsletter da TRS Sistemas, e ficar por dentro desse universo de empreendedorismo e tecnologia!

 

Postagem Relacionada

Você no controle do seu negócio
Telefone

11 2087-2852

E-mail

Horário de atendimento: segunda à sexta-feira, das 8:30h ás 12h e 13h ás 17:30h

Av. Salgado Filho, 252, Centro
Guarulhos-SP
Guarulhos Office Tower, sala 1809
CEP. 07115-000

Copyright © 2022. TRS Sistemas – Política de privacidade

Paste your AdWords Remarketing code here