Como estamos na semana do consumidor, nada mais justo do que refletirmos um pouco sobre os tipos de consumidores que existem, e como criar uma estratégia para eles.
No post blog de hoje falaremos sobre 5 perfis de consumidores mais comuns no Brasil. Portanto continue a leitura!
Consumidor pessoal ou organizacional
Quando falamos em consumidor, muitas vezes a primeira imagem que surge em nossas mentes é uma pessoa que faz compras para uso pessoal. Mas esse tema não abrange apenas esse tipo de consumidor. O consumidor se apresenta de duas formas: consumidor pessoal e organizacional.
O consumidor pessoal é aquele que compra bens para próprio uso, ou para o uso de seus amigos, familiares ou pessoas próximas. Conhecido como mercado B2C.
Já o consumidor organizacional, seria uma empresa, que compra de outras empresas. Seja para revender, uso de seus funcionários, entre outras funcionalidades. É conhecido como mercado B2B.
Perfil de consumidores no Brasil
Com essa linha de pensamento Philip Kotler, e outros especialistas de marketing, classificam os consumidores pessoais em cinco perfis:
Indicador
O indicador é o consumidor que irá propor a ideia de comprar um produto ou serviço.
O interessante é que ele não precisa ser o comprador, ele pode ser por exemplo uma criança que viu o produto em alguma propaganda e pede para os pais comprarem.
O indicador também pode ser um integrante de um casal, que ao se interessar por algo, discute em casal para enfim comprar. No geral esse perfil será uma pessoa que indicará a compra do produto ou serviço.
Influenciador
Se engana se você acha que apenas um influencer da internet com milhares de seguidores tem o poder de influenciar a compra de algum produto ou serviço. Todo consumidor tem o potencial de se tornar um influenciador na decisão de compra.
Principalmente quando compartilhamos nossa satisfação por algum produto com amigos ou familiares. A indicação vindo de alguém próximo se torna muitas vezes mais eficaz, por já existir um vínculo de confiança.
Decisor
O decisor, como o próprio nome diz, é aquele que irá decidir a compra. No exemplo da criança que demonstrou vontade da aquisição de um brinquedo, o decisor pode ser a mãe dela. Ou seja, a pessoa responsável pela criança que decide se irá ou não comprar esse produto.
Comprador
O comprador seria a pessoa que efetivamente realiza a compra. Ela pode ter passado pelos outros perfis que citamos acima, e no final finalizado se tornando o comprador.
Ou ela simplesmente resolve fazer a compra sem nenhum outro tipo de consumidor influenciando a decisão.
Usuário
Por fim, temos o consumidor usuário, que seria aquele que se beneficia da compra. Podendo ser alguma pessoa que foi presenteada, ou o próprio comprador.
O exemplo de ser presenteada, seria caso ela estivesse fazendo aniversário, e ganha algum presente dos seus convidados.
Qual é a melhor estratégia para atingir consumidores?
O consumidor ideal para o seu negócio pode ter mais de um perfil que citamos. Por isso, no momento de criar a estratégia, não é interessante focar em um tipo de consumidor, e sim identificar em que grupo de consumidor o seu cliente está.
Para conseguir planejar uma estratégia efetiva, existe quatro passos muito importantes que você deve seguir:
- Identificar o seu público;
- Criar conteúdos que chamam a atenção do seu público;
- Estar presente nas plataformas digitais;
- Saber identificar oportunidades.
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