Diferença entre custos fixos e variáveis

Você já parou para analisar os indicadores e gastos da sua empresa? A sua gestão está sendo assertiva no gerenciamento dos seus custos? O maior desafio de toda empresa, é manter um bom fluxo de caixa, e para isso é preciso entender quais são as suas principais despesas. 

Por esse motivo é importante segmentar os seus custos. Geralmente essa organização pode ser feita dividindo as suas despesas em custos fixos e variáveis. Se você não sabe qual é a diferença entre esses dois tipos de custos, ou como fazer essa organização, continue lendo esse artigo.  

 

Primeiramente, o que são custos?

Custos dentro de uma empresa, são os gastos diários e mensais que acontecem para a produção e rendimento do trabalho. Seja uma indústria ou varejo, toda empresa tem os seus gastos mensais.  

Esse valor retrata o valor mínimo que o negócio precisa faturar para para exercer todas as atividades necessárias na sua rotina. O seu controle é essencial para manter um bom funcionamento de toda empresa. Por isso a importância de segmentá-lo da forma correta, um dos melhores jeito é nomeá los como custos fixos e variáveis.

 

Custos fixos

Os custos fixos são todos os gastos que não variam conforme os meses. Eles costumam ser um valor fixo todo mês, e são completamente previsíveis. Então não importa se o faturamento da empresa foi bom ou ruim, esses gastos irão existir e será necessário ter o valor para pagar.

Alguns exemplos de custos fixos são: 

  • Contas de água e energia elétrica;
  • Aluguel e condomínio; 
  • Folha de pagamento;
  • Telefone e internet;
  • Pró-labore;
  • Produtos de limpeza;
  • Serviços terceirizados, empréstimos e seguro.

 

Custos variáveis 

Já os custos variáveis, como o próprio nome diz, vão variar conforme os acontecimentos daquele mês. O que interfere muito nesse aspecto, é a quantidade de produção ou atividades realizadas naquele período. 

Quanto mais a empresa faturar nesse período, consequentemente mais alto será o custo da produção. Alguns exemplos desses custos são:

  • CMV (Custo de mercadoria vendida);
  • Impostos, tributos e taxas;
  • Comissões;
  • Embalagens e fretes.

 

A tecnologia como aliada para o gerenciamento do seu financeiro

O financeiro de uma empresa costuma ser o coração de tudo. Se esse setor se abalar, consequentemente irá afetar outros setores também, e isso pode ser um motivo de prejuízos, perda de oportunidades, má reputação entre outros problemas de gestão. 

Por esses e outros motivos, ter uma tecnologia que ajude esse setor em seu gerenciamento e controle, é essencial para qualquer negócio. Um sistema de gestão para esse caso, é o mais recomendado. 

Para muitas empresas o investimento em um ERP é essencial para administrar todos os aspectos financeiros do negócio. Além disso, ele se torna essencial para gerenciar todos os setores da empresa, otimizando resultados, evitando prejuízos e melhorando o desempenho.  

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