Dropshipping

Você é um varejista que deseja expandir o seu negócio para o e-commerce, mas tem alguns empecilhos em relação ao estoque? Seja falta de espaço no seu armazenamento, ou problemas no gerenciamento. Isso se torna um empecilho ao ponto de estagnar e não saber como ampliar as suas vendas.   

Você já ouviu falar sobre dropshipping? É a principal solução para as empresas que têm pouco espaço de armazenamento no seu estoque. No post blog de hoje iremos fornecer  todas as informações e vantagens do dropshipping. Portanto continue a leitura! 

 

O que é Dropshipping?

Dropshipping é um modelo de negócio de e-commerce onde o legista faz a intermediação da venda do produto para o cliente, mas sem a necessidade de ter o produto em seu estoque físico. Em vez disso, quando o comerciante vende um produto, ele compra o item de um terceiro e o envia diretamente para o cliente.

Portanto toda gestão de estoque e logística fica como função do próprio fornecedor, que invés de enviar o produto para o comércio, faz a entrega diretamente para o cliente final. Diferente do varejo tradicional, que fica responsável por investir em estoque antecipadamente.

 

Papel do vendedor no Dropshipping

Se o fornecedor faz o envio e o armazenamento do produto para o cliente, é comum surgir a dúvida sobre o papel do vendedor nesse fluxo de vendas. O papel do vendedor é ser o intermediário entre comprador e fornecedor, ou seja, ele é a ponte e o responsável por repassar as informações para ambos envolvidos.

Para isso ocorrer, é necessário que ele realize as seguintes atividades:  

  • Fornecer uma plataforma de vendas: A sua loja deve ter um ambiente de venda com os catálogos de produtos propostos a ser vendido, pode ser uma loja virtual ou marketplace. Nesse ambiente deve estar incluso os preços de vendas e formas de pagamento online.
  • Atração de clientes: A prospecção de clientes é total responsabilidade do vendedor. Então é necessário realizar ações de marketing, como anúncios ou criações de conteúdo pelas redes sociais. Atraindo clientes até a sua loja e despertando interesse em comprar os produtos expostos. 
  • Atender os consumidores: A responsabilidade de atender e informar o cliente é de responsabilidade do vendedor. Ele é a intermediação entre os dois, portanto é o responsável por tirar as dúvidas do cliente antes, durante e após a venda. 
  • Trabalhar com bons fornecedores: Manter e procurar o contato de bons fornecedores que trabalham com produtos de qualidade, cumprem prazos de entrega e tem preços lucrativos para loja, também é uma das tarefas do vendedor. Não esqueça que também  deve ser vantajoso para o cliente, pois é o nome e reputação da loja que está em jogo.
  • Conciliar a operação de vendas: Por fim, também é papel do vendedor garantir que a operação esteja funcionando sem qualquer oscilação prejudicial a sua empresa. Além de averiguar que as informações do pedido estão sendo encaminhadas automaticamente ao fornecedor de forma efetiva, também é dever do lojista garantir que a entrega do produto está sendo efetuada corretamente. 

Para garantir a gestão do setor operacional do seu fluxo de e-commerce, você pode usar um Hub de integração. Automatizando todos os processos e informações de vendas para o fornecedor e a sua empresa.

 

Vantagens do Dropshipping

Por mais que o dropshipping tenha se popularizado, tem poucas pessoas que realmente sabem quais são os benefícios de adotar esse modelo de negócio. Portanto veja as principais vantagens dessa operação:

1. Baixos custos iniciais

Como você não precisa investir em estoque, seus custos iniciais são significativamente menores. Isso permite o redirecionamento de mais recursos para marketing e aquisição de clientes.

2. Fácil de começar

Configurar um negócio de dropshipping é simples. Tudo o que você precisa é de uma loja online ou trabalhar com plataformas de marketplace.

3. Não precisa de espaço no seu armazém

Uma das grandes dificuldades de um varejo pode ser o pouco espaço disponível em estoque. Trabalhando com dropshipping você não precisa se preocupar com essa questão. Afinal não será necessário comprar produtos antecipadamente.

4. Gerenciamento de estoque

Fazer controle de lote, gerenciar a logística, entre outros processos necessários quando precisa lidar com o produto físico no seu armazém. Isso não se torna vital visto que o próprio fornecedor irá gerenciar ao trabalhar com dropshipping. 

5. Baixo custo operacional 

Terceirizando atividades de gerenciamento de estoque e logística, automaticamente você reduz o custo operacional da sua empresa. Custos operacionais como aluguel, salário e compra de materiais. Permitindo usar essa verba para outros investimentos. 

6. Independência de localização

Você pode gerenciar seu negócio de dropshipping de qualquer lugar do mundo, desde que tenha acesso à internet. Essa flexibilidade permite um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional e a liberdade de viajar.

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