Sendo um consumidor ou empreendedor, você já deve ter se deparado com um e-commerce, ou também conhecido como comércio eletrônico.
Essa forma de venda se tornou popular, por sua variedade de possibilidades de vendas, podendo ser feito por um ambiente online de uma loja, ou uma plataforma compartilhada com várias outras lojas.
O E-commerce trouxe facilidade no processo de compras e vendas. Conseguiu satisfazer consumidores que não precisam mais se locomover até uma loja para comprar um item, e também vendedores que foram possibilitados a abrir os seus horizontes e vender para todas as regiões de um país, não apenas suas redondezas.
Neste artigo vamos discorrer mais sobre essa forma de venda que está em ascensão no mercado, então continue lendo para entender mais!
O que é E-commerce
Um e-commerce se aplica a todas as transações de compra ou venda, feitas de forma online.
Todos os processos são feitos por meios digitais: desde a escolha do produto, até a finalização da compra através de um meio de pagamento.
Esse modelo de vendas, se tornou cada vez mais comum entre os comerciantes, principalmente os que estão nas redes sociais. Segundo pesquisas, o comércio online experimentou um aumento significativo no volume de transações.
Como funciona o E-commerce
O funcionamento do e-commerce necessita passar por algumas etapas, as quais iremos te explicar a seguir.
A princípio, o primeiro passo é ter uma loja virtual. Seria um ambiente online onde estariam expostos todos os seus produtos disponíveis, onde o consumidor teria o poder de escolher o produto e suas características, caso necessário, como tamanho ou cor.
Após colocar os itens escolhidos no carrinho, o consumidor segue para finalizar o pedido, no qual irá pedir o preenchimento dos seus dados, como e-mail e CEP.
Em seguida, será direcionado para o pagamento, no qual o cliente poderá optar pela forma que melhor o atende. Geralmente as opções disponíveis são: Cartão de crédito ou débito, boleto ou PIX.
Após a aprovação do pagamento, o vendedor deve dar continuidade ao envio da encomenda. Podendo ser feito pelos correios ou por uma transportadora.
Quais as vantagens de ter um e-commerce
Ter o seu negócio na internet não é mais uma possibilidade, é uma exigência para quem busca manter o negócio prosperando. Separamos algumas vantagens que o e-commerce pode te trazer:
- Menor custo operacional: Em contraste com uma operação física, que envolve despesas consideráveis, como aluguel, contas de luz, água e segurança, o e-commerce oferece um ambiente virtual que reduz significativamente esses gastos.
- Maior alcance de venda: Uma loja física possibilita vender apenas nas suas redondezas, te limitando a alcançar consumidores no qual você consegue atender bem. Com o e-commerce, você está em um ambiente online, no qual qualquer pessoa de qualquer estado (ou em alguns casos até país) consegue comprar de você.
- Disponibilidade de 24 horas: Diferentemente de uma loja física com horário de funcionamento limitado, o e-commerce opera 24 horas por dia, sete dias por semana, garantindo conveniência para os clientes, independentemente do horário.
- Monitoramento de resultados: Uma das maiores vantagens do e-commerce é o acesso a informações detalhadas sobre as transações e os clientes. Com essas informações, fica mais fácil fazer o mapeamento de como o seu público está funcionando para o sucesso de novas estratégias.
Com essas vantagens e uma explicação vasta sobre o funcionamento do e-commerce, torna-se evidente o quão benéfico pode ser para um negócio expandir sua presença online. Se a sua empresa ainda não adotou o modelo de e-commerce, pode ser o momento de buscar suporte na gestão empresarial. E nesse cenário, a TRS Sistemas está à disposição para auxiliá-lo.
Para se manter atualizado nesse universo em constante evolução do empreendedorismo e da tecnologia, não deixe de acompanhar a Newsletter da TRS e ficar por dentro de todas as atualizações.