Manter o bom funcionamento de uma indústria requer o apoio de diversas ferramentas, e a tecnologia destaca-se como uma opção. O MRP é um sistema muito utilizado entre as indústrias, essencial para o controle e gestão de recursos de uma produção.
Quer aprender mais sobre sistema MRP? Continue a leitura, pois iremos explicar o que é, suas funcionalidades e quais os benefícios para as indústrias que usam essa ferramenta.
O que é MRP?
MRP vem da sigla Material Requirements Planning (ou Planejamento das Necessidades de Material), é um sistema próprio para o setor industrial, que tem como objetivo calcular informações essenciais para gerenciar os recursos de matéria prima necessários para a produção industrial.
Quando se tem uma Manufatura, ou seja, uma empresa de fabricação de produtos, ela precisa de recursos para produção, como: Pessoas, materiais, equipamentos, tecnologia e entre outros.
O MRP entra em cena ao calcular o estoque disponível, indicando o momento e a quantidade de matérias-primas a serem adquiridas para a produção. Levando em consideração as necessidades específicas e a estrutura da fábrica. Isso evita a escassez de produtos ou o desperdício de matéria-prima por compras excessivas.
Como funciona o cálculo do MRP?
O MRP reúne todas as informações cruciais para a produção de um produto, como prazo, material e quantidades necessárias para cada etapa de produção. A partir dessas informações ele reúne todos os componentes necessários para possibilitar que a produção ocorra corretamente.
Para esse cálculo ser eficiente, são utilizadas três informações básicas:
Demanda: Quantidade das mercadorias vendidas e suas previsões de vendas em um determinado período;
Lista de Materiais: Todas as matérias que são necessárias para a produção de um produto;
Saldo de Estoques: Quantidade e volume de mercadorias produzidas em estoque.
Com todas as informações levantadas, o MRP consegue calcular e indicar ordem de produção e compra de matéria prima, de acordo com as previsões de venda das mercadorias.
Benefícios de um MRP
Agora que compreende o que é MRP e como funciona o seu cálculo, vamos falar de algumas vantagens que essa funcionalidade pode proporcionar à sua indústria.
- Eliminação de Gastos Desnecessários: Ao controlar todos os materiais necessários para a produção, evita-se a compra desnecessária de recursos, gastando apenas o essencial em cada produção.
- Planejamento mais assertivo: Com base nos dados que são calculados pelo MRP, a empresa obtém métricas e informações assertivas, simplificando o processo de planejamento.
- Produção estratégica: Com a garantia de estoque para a produção contínua, a equipe pode focar em outras tarefas e ações que gerem resultados.
Qual a diferença entre MRP e ERP?
Quando falamos de sistema de gestão, pode ser que você já tenha ouvido falar sobre ERP (Enterprise Resource Planning), que é um sistema de gestão integrada com todos os setores de uma empresa.
A principal diferença entre os dois, é que ERP abrange todas as áreas de uma empresa, dando suporte e possibilitando gerenciar e administrar tarefas de setores como financeiro, faturamento, vendas, estoque e entre outros. É uma ferramenta completa de planejamento empresarial.
O Sistema Impacto, é um ERP que contém todas essas funcionalidades, incluindo o MRP, ou seja, é um software completo para as empresas de indústria e fábrica, além de também atender outros segmentos.
Para saber mais sobre o Sistema Impacto, você pode clicar aqui e baixar nossa apresentação comercial. E não deixe de continuar acompanhando esse universo de empreendedorismo e tecnologia pelas redes sociais da TRS Sistemas.