Celular-digital-check

Certificado digital, mais um termo de muitos, que todo empreendedor precisa saber para ter uma operação eficiente e em conformidade com a lei.

Neste artigo, vamos te explicar o que é um certificado digital, para que serve e quem precisa tê-lo, portanto, continue lendo para saber mais!

 

O que é certificado digital?

O certificado digital serve como uma assinatura digital para validar documentos jurídicos, autenticar transações e cumprir obrigações de negociações realizadas pela internet. Ele é uma espécie de confirmação do remetente, que impede a alteração do documento de forma sigilosa, protegendo as partes de dentro do contrato.

Ele trata-se de um arquivo eletrônico, criptografado e assinado digitalmente. Que contém as informações de uma pessoa jurídica ou física, com dados como nome, CPF ou CNPJ e informações da pessoa física associada a ele.

Toda empresa que emite nota fiscal eletrônica, tem o certificado como um item importante dentro do seu negócio.

 

Para que serve o certificado digital?

O certificado digital desempenha um papel fundamental na segurança das transações e atividades online, proporcionando privacidade e eficiência para todas as partes envolvidas. Algumas das principais maneiras de utilizá-lo incluem:

 

  • Assinatura de documentos digitais: regularizar contratos, acordos, declaração, recibos, etc. Através de uma assinatura eletrônica.
  • Autenticação: o certificado garante que as informações do usuário sejam legítimas, conferindo segurança às negociações.
  • Transações bancárias seguras: traz segurança ao realizar transações, compras e transferências bancárias online.
  • Autenticação do site: pode ser usado para verificar a autenticidade de um site, protegendo os usuários contra ameaças cibernéticas.
  • Área fiscal: Permite a emissão e assinatura de notas fiscais eletrônicas, garantindo a autenticidade e a proteção dos dados.
  • Imposto de renda: enviar declaração de imposto de renda à receita.
  • Sistemas: envio de informações empresariais por meio de sistemas como eSocial e SPED.

 

Quem precisa ter um certificado digital?

Obrigado por lei, toda empresa que emite nota fiscal eletrônica precisa ter um certificado digital. Que também é exigido pela Receita Federal para todas as empresas inscritas no Lucro Real e Lucro Presumido, para declarar obrigações à receita. 

Além disso, empresas inscritas no Simples Nacional devem adotar o certificado se possuírem mais de dois funcionários. Já o MEI (Microempreendedor Individual), é o único que abre exceção na obrigatoriedade, mas também pode ser voluntário caso opte.

Agora que você já sabe o que é certificado digital e para o que ele serve, podemos concluir que ter um é crucial para a movimentação fiscal de toda empresa. Para acompanhar mais conteúdos que vão te ajudar no mundo do empreendedorismo e tecnologia, não deixe de acompanhar a newsletter da TRS Sistemas e se manter atualizado!

 

 

Postagem Relacionada

Você no controle do seu negócio
Telefone

11 2087-2852

E-mail

Horário de atendimento: segunda à sexta-feira, das 8:30h ás 12h e 13h ás 17:30h

Av. Salgado Filho, 252, Centro
Guarulhos-SP
Guarulhos Office Tower, sala 1809
CEP. 07115-000

Copyright © 2022. TRS Sistemas – Política de privacidade

Paste your AdWords Remarketing code here