Outubro Rosa é um movimento de alcance internacional para detecção precoce do câncer de mama. Tendo início na década de 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Seu objetivo é disseminar informações sobre o câncer de mama, além de fortalecer as diretrizes de prevenção recomendadas pelo ministério da saúde. 

O câncer de mama é, indiscutivelmente, o tipo de câncer que mais atinge as mulheres do mundo todo. Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA, somente no Brasil, em 2023 foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama, o que representa uma taxa de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. 

 

Sintomas do Câncer de Mama 

Existem sinais de alerta que podem indicar a necessidade de uma mulher procurar assistência médica. Os principais sintomas que merecem atenção no contexto do câncer de mama incluem:

  • Caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor;
  • Alteração no bico do peito (mamilo);  
  • Saída espontânea de líquido de um dos mamilos; 
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.

 

Fatores de Risco para o Desenvolvimento do Câncer de Mama

Embora não haja uma única causa determinante para o câncer de mama,  diversos fatores podem aumentar o risco de uma mulher desenvolver a doença. A genética desempenha um papel fundamental, tornando o histórico familiar de câncer um indicativo importante. Portanto, é aconselhável que as mulheres com histórico familiar façam acompanhamento médico regular e exames preventivos.

Entretanto, outros fatores podem  também estar associados ao risco de câncer de mama, como o envelhecimento, consumo de bebida alcoólica, obesidade e sobrepeso após a menopausa, falta de atividade física (sedentarismo) e fatores determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher.

Dentre os principais fatores hormonais e relacionados à vida reprodutiva da mulher, destacam-se:

  • Primeira menstruação (menarca) antes de 12 anos
  • Não ter filhos
  • Primeira gravidez após os 30 anos
  • Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos
  • Uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona)
  • Ter feito terapia de reposição hormonal (estrogênio-progesterona), principalmente por mais de cinco anos

 

Prevenção do Câncer de Mama

Há uma série de hábitos que podem contribuir significativamente para a prevenção do câncer de mama, Aqui estão seis ações que podem auxiliar nessa importante batalha:

Adotar uma rotina de atividade física e alimentação saudável: fortalece o sistema imunológico, equilibra os níveis hormonais e ajuda a manter um peso adequado, reduzindo fatores de risco associados a alterações hormonais que podem provocar mutações das células.

Evitar bebidas alcoólicas: evitar a ingestão do álcool pode trazer diversos benefícios, e um deles é a prevenção do câncer de mama. 

Não fumar e evitar ambientes com fumantes: evitar a exposição à fumaça, seja cigarro, narguilé, charuto ou entre outros, também é importante na luta pela prevenção, visto que a fumaça contém no mínimo 69 substâncias químicas.

Promover a amamentação: essa é para as mamães, a amamentação contínua contribui para a renovação de células, tornando a ação prolongada uma forma de reduzir as chances de desenvolver a doença.

 

Além dessas medidas preventivas que a mulher pode tomar, é extremamente necessário que elas busquem cuidados médicos regulares e realizem exames anuais. Também é recomendado que mulheres a partir de 40 anos realizem anualmente a mamografia, um exame mais eficaz para o diagnóstico precoce. Entretanto, para pacientes com alto risco, é recomendado iniciar antes dos 40 anos, e para isso, busque a orientação de uma equipe médica.

A equipe TRS espera que essas informações tenham sido úteis, lembre-se que o movimento Outubro Rosa tem como principal objetivo propagar informação e promover a conscientização sobre o câncer de mama, então não deixe de compartilhar essas informações às mulheres a sua volta! 

 

 

Postagem Relacionada

Você no controle do seu negócio
Telefone

11 2087-2852

E-mail

Horário de atendimento: segunda à sexta-feira, das 8:30h ás 12h e 13h ás 17:30h

Av. Salgado Filho, 252, Centro
Guarulhos-SP
Guarulhos Office Tower, sala 1809
CEP. 07115-000

Copyright © 2022. TRS Sistemas – Política de privacidade

Paste your AdWords Remarketing code here