Planejamento financeiro empresarial

O Brasil é um dos países que mais existem empreendedores, você provavelmente conhece um parente, ou colega, que decidiu empreender e começar um negócio novo. Ou até mesmo você, teve uma ideia de negócio, ou tem muito conhecimento em uma área, e então decidiu colocar em prática.

O lado ruim de todo esse empreendedorismo, é que não são todas as empresas que duram por muito tempo no mercado. Muitas startups promissoras acabam fechando as portas, e um dos principais motivos disso acontecer é a má gestão financeira ou a ausência dela.

Em outras palavras, a falta de organização no planejamento financeiro empresarial frequentemente resulta em perdas de receita e despesas excessivas.

O planejamento financeiro pode ser abordado de diversas maneiras, usando planilhas, sistemas de gestão ou até mesmo métodos tradicionais com papel e caneta. Em si, ele funciona como um conjunto de ferramentas para mapear, analisar e administrar todas as áreas de um negócio.

Um planejamento, ele é algo que vai ditar muitas demandas e funções dentro do seu negócio, será como um guia para você atingir metas e objetivos de todos os setores, com o objetivo de alcançar os seus resultados.

 

Por que é importante fazer um planejamento financeiro empresarial?

Deu para compreender, como é importante ter um bom planejamento financeiro, certo?

A prática do planejamento é fundamental, pois, assim, você poderá estruturar de forma eficiente as estratégias do seu negócio. Isso não apenas ajuda a fortalecer sua marca, mas também a gerar lucro de maneira consistente. Além disso, o planejamento permite antecipar e estar preparado para problemas operacionais que possam surgir ao longo do caminho.

Se você não sabe como começar o seu planejamento, continue lendo este artigo. Separamos algumas dicas e passos que irão conseguir te ajudar a fazer um ótimo planejamento financeiro empresarial.

 

Passo a passo: Como fazer um bom planejamento financeiro empresarial

Aqui estão quatro passos que, se seguidos, vão ajudá-lo a traçar um plano eficaz:

 

Passo 1: Avaliação da situação financeira atual

O primeiro passo é compreender a situação financeira atual da sua empresa e também a do mercado em geral. Às vezes, não é apenas o seu negócio que enfrenta desafios financeiros, mas o mercado como um todo. Dependendo do seu produto até a questão do dólar pode interferir. 

Faça um breve levantamento de toda situação financeira:

  •  Avaliação da economia 
  •  Análise do mercado em que a sua empresa atua
  •  Exame da saúde financeira da sua empresa 

 

Passo 2: Defina suas metas e orçamento

Ciente de toda situação que a sua empresa se encontra, agora é hora de definir metas reais e tangíveis para o seu negócio.

As principais metas que você precisa traçar: Faturamento que pretende chegar, limite de custos e despesas, orçamento para investimento, orçamento para emergência e principalmente qual objetivo de lucro pretende atingir. 

Todos os seus passos devem ser feitos para atingir esses objetivos.

 

Passo 3: Elaboração de um Plano

Agora é o momento de criar um plano detalhado para cada setor da sua empresa, abrangendo vendas, produção, finanças, marketing e recursos humanos. Esse plano deve ser meticulosamente elaborado para atender às metas e objetivos estabelecidos, sempre dentro do orçamento previamente definido. 

 

Passo 4: Acompanhamento e previsões do cenário

Nem sempre as coisas acontecem conforme o planejado, e tanto problemas internos quanto externos podem surgir a qualquer momento. 

Portanto, é essencial realizar um acompanhamento constante. Gerar relatórios, coletar informações e realizar pesquisas ajudará a garantir o sucesso do seu plano financeiro. Além disso, considere criar planos alternativos para lidar com imprevistos.

 

Dica bônus da TRS

Uma dica valiosa é a implementação de um sistema de gestão empresarial ERP, como o Sistema Impacto da TRS Sistemas. 

Esse sistema facilitará o seu planejamento financeiro, pois oferece uma visão integrada de todos os departamentos da sua empresa, permitindo que você antecipe problemas e promova maior produtividade entre as equipes.

O Sistema Impacto consegue atender nichos, como: Indústrias com processos produtivos, varejo, empresas de locação de equipamentos, assistência técnica, etc. Se você quiser saber mais sobre o Sistema Impacto, como ele pode te ajudar e se ele atende o seu nicho, clique aqui. E não deixe de assinar a newsletter da TRS Sistemas e acompanhar mais conteúdos que vão te ajudar no mundo do empreendedorismo e tecnologia!

 

 

Postagem Relacionada

Você no controle do seu negócio
Telefone

11 2087-2852

E-mail

Horário de atendimento: segunda à sexta-feira, das 8:30h ás 12h e 13h ás 17:30h

Av. Salgado Filho, 252, Centro
Guarulhos-SP
Guarulhos Office Tower, sala 1809
CEP. 07115-000

Copyright © 2022. TRS Sistemas – Política de privacidade

Paste your AdWords Remarketing code here