A previsão de vendas é um importante insumo para o planejamento não só de empresas de diversos setores da economia, mas também de praticamente todos os seus departamentos. Constitui instrumento de grande valia para a organização industrial ou comercial e pode ser de:

  • curto prazo: elaborada para apenas alguns dias a um ano, mês, trimestre, semestre ou ano.
  • médio prazo: elaborada para um prazo de 1 a 3 anos.
  • longo prazo: elaborada para mais de 3 anos.
Quais são as etapas para fazer a previsão de vendas?

Para definir a previsão de vendas, a empresa precisa passar por três fases importantes, que são:

  • coleta de informações;
  • análise de informações;
  • elaboração de estimativa;

A coleta de informações pode ser realizada com um software. O sistema ajuda a descobrir o quanto planeja vender nos próximos meses ou ano ou quais produtos/serviços deve investir, de acordo com o objetivos do negócio.

Em seguida, a partir dos relatórios levantados, é necessário analisar as informações e fazer um detalhamentos de vendas, por canais de distribuição e mix de produtos.

Por fim, na última etapa a empresa precisa entender os fatores que influenciam nas vendas dos produtos/serviços. E será sobre isso que falaremos abaixo.

Quais são os fatores que devemos estar atentos para a realização de previsão de vendas?
  • Crescimento

A empresa que pensa por etapas, atingindo cada objetivo de uma vez, alcança melhores resultados. Por isso, é importante seguir o planejamento detalhadamente, ainda que seja em curto, médio ou em longo prazo.

  • Aquisição de know how

É imperioso que o empresário saiba como tudo funciona, por exemplo, conhecer seu público, seus clientes, expandir o que agrada e diminuir ou retirar completamente o que não agrada. Em seguida, avaliar quais são as melhores ações, quais são as que agradam e colocá-las em prática.

Segundo especialistas, consultar os clientes para entender suas necessidades é um excelente plano para obter uma boa projeção de vendas.

Quanto mais o empresário entender seus clientes, melhor para ele.

  • Momentos de adversidade

Qual empresa que nunca se viu diante de uma situação conflituosa e difícil?

Por isso, criar um plano de contingência para esses momentos, demonstrar que você é um empresário de visão, contido e perspicaz.

  • Manter o staff da empresa motivado

O bem-estar, a motivação, o entusiasmo de sua equipe estão ligados diretamente ao desempenho em vendas do seu negócio. Equipe desmotivada, metas impossíveis de ser batidas deixam qualquer grupo improdutivo, pra baixo, desmotivado. De forma que analisar e cenário e fazer uma projeção passível de realização,  farão com que as metas de sua empresa sejam alcançadas.

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