A inadimplência é um problema que todas as empresas querem evitar. Segundo a Serasa (empresa brasileira de análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios), o número de inadimplentes no Brasil é cerca de 63,4 milhões atualmente.
Uma empresa deve tomar algumas precauções para evitar clientes inadimplentes. Neste texto preparamos as melhores dicas para não enfrentar a inadimplência.
Análise de crédito
É importante realizar análise de crédito de todos os clientes. É possível fazer isto através de consultas a órgãos de proteção de crédito vinculados ao SCPC.
No entanto, é necessário por força legal informar o cliente que a consulta será feita. Por esta razão seja transparente no momento de concretizar a venda. A transparência pode evitar futuras dores de cabeça com processos judiciais e multas administrativas.
Caso a consulta de crédito der negativa é preferível não vender a prazo, pois a chance de ser um cliente inadimplente é muito alta.
Evite golpes
Além de realizar análise de crédito você pode pedir referências, de vizinhos, amigos, conhecidos etc., para o seu cliente. Desta forma, você garante que esta pessoa é realmente aquela que está nos documentos.
Golpes com documentos falsificados são muitos comuns hoje em dia.
Crédito conforme o relacionamento
Tenha cuidado a conceder crédito a um novo cliente. Por exemplo, vendas a prazo com parcelas maiores devem ser oferecidas somente a clientes que já tiveram uma relação positiva com sua empresa.
A chance de um cliente novo deixar de pagar uma compra com muitas parcelas é muito grande. Já com o cliente antigo você já conhece o seu perfil de consumo como bom pagador.
Vantagens para bons pagadores
Você pode estimular o consumo de bons pagadores. Ofereça promoções e produtos especiais a clientes que tiveram uma boa relação com sua empresa.
Procure trazer este cliente novamente à loja. Programas de fidelidade, brindes, descontos antes do vencimento são boas estratégias.
Emissão de documentos da venda
É fundamental que você faça contratos de compra e venda, ou de serviço se for o caso, indicando todos os detalhes do negócio e principalmente condições de pagamento.
Principalmente se a compra for grande você deve se cercar de documentos jurídicos que lhe protejam de eventual inadimplência.
Também é necessário emitir nota fiscal.
Caso contrário pode ser difícil cobrar o cliente em eventual inadimplência.
Pagamento com cartões
Se possível, opte por realizar vendas por meio de cartões de débito ou crédito.
Por mais que seja cobrada uma taxa pela operação, o pagamento por cartão é uma garantia de recebimento pela venda feita.
O cliente até porque ficar inadimplente, mas isso é uma situação para a instituição financeira resolver.
Até mesmo se a venda for à vista é interessante ser realizada no cartão, assim, você evita ser enganado por falsificações.