foto com mãos segurando papel e fazendo contas na calculadora

A inadimplência é um problema que todas as empresas querem evitar. Segundo a Serasa (empresa brasileira de análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios), o número de inadimplentes no Brasil é cerca de 63,4 milhões atualmente.

Uma empresa deve tomar algumas precauções para evitar clientes inadimplentes. Neste texto preparamos as melhores dicas para não enfrentar a inadimplência.

 

Análise de crédito

 

É importante realizar análise de crédito de todos os clientes. É possível fazer isto através de consultas a órgãos de proteção de crédito vinculados ao SCPC.

No entanto, é necessário por força legal informar o cliente que a consulta será feita. Por esta razão seja transparente no momento de concretizar a venda. A transparência pode evitar futuras dores de cabeça com processos judiciais e multas administrativas.

Caso a consulta de crédito der negativa é preferível não vender a prazo, pois a chance de ser um cliente inadimplente é muito alta.

Banner com computador e logo do sistema impacto. Venda, Estoque, Faturamento

 

Evite golpes

 

Além de realizar análise de crédito você pode pedir referências, de vizinhos, amigos, conhecidos etc., para o seu cliente. Desta forma, você garante que esta pessoa é realmente aquela que está nos documentos.

Golpes com documentos falsificados são muitos comuns hoje em dia.

 

Crédito conforme o relacionamento

 

Tenha cuidado a conceder crédito a um novo cliente. Por exemplo, vendas a prazo com parcelas maiores devem ser oferecidas somente a clientes que já tiveram uma relação positiva com sua empresa.

A chance de um cliente novo deixar de pagar uma compra com muitas parcelas é muito grande. Já com o cliente antigo você já conhece o seu perfil de consumo como bom pagador.

 

Vantagens para bons pagadores

 

Você pode estimular o consumo de bons pagadores. Ofereça promoções e produtos especiais a clientes que tiveram uma boa relação com sua empresa.

Procure trazer este cliente novamente à loja. Programas de fidelidade, brindes, descontos antes do vencimento são boas estratégias.

 

Emissão de documentos da venda

 

É fundamental que você faça contratos de compra e venda, ou de serviço se for o caso, indicando todos os detalhes do negócio e principalmente condições de pagamento.

Principalmente se a compra for grande você deve se cercar de documentos jurídicos que lhe protejam de eventual inadimplência.

Também é necessário emitir nota fiscal.

Caso contrário pode ser difícil cobrar o cliente em eventual inadimplência.

 

Pagamento com cartões

 

Se possível, opte por realizar vendas por meio de cartões de débito ou crédito.

Por mais que seja cobrada uma taxa pela operação, o pagamento por cartão é uma garantia de recebimento pela venda feita.

O cliente até porque ficar inadimplente, mas isso é uma situação para a instituição financeira resolver.

Até mesmo se a venda for à vista é interessante ser realizada no cartão, assim, você evita ser enganado por falsificações.

Postagem Relacionada

Você no controle do seu negócio
Telefone

11 2087-2852

E-mail

Horário de atendimento: segunda à sexta-feira, das 8:30h ás 12h e 13h ás 17:30h

Av. Salgado Filho, 252, Centro
Guarulhos-SP
Guarulhos Office Tower, sala 1809
CEP. 07115-000

Copyright © 2022. TRS Sistemas – Política de privacidade

Paste your AdWords Remarketing code here