Lidar com a gestão de uma indústria não é um trabalho fácil, demanda alguns pontos importantes, como a produção, clientes, fornecedores e o estoque.
Existem alguns tipos de estoque operacional para indústria, que é importante fazer a gestão correta para não afetar a sua produção. Para entender mais sobre esse assunto, e como se prevenir e evitar que a sua produção deixe de entregar por não ter a matéria-prima necessária, veja os principais 4 tipos de estoque operacional para indústria.
O que é estoque operacional
O estoque operacional é necessário em toda indústria. Ele é o responsável por armazenar todas as matérias primas, insumos, co-produtos e tudo que é necessário para garantir a produção do produto.
O estoque deve estar devidamente alinhado com os seus demais fluxos, como o fluxo de produção, entrada e saída, além do comercial. Para poder se prevenir, você pode utilizar alguns tipos de estoque, como o que citamos a seguir.
4 tipos de estoque operacional
1. Estoque de segurança
O estoque de segurança é necessário quando a incerteza de ter o material disponível para quando precisar dele. Essa insegurança pode vir de alguns aspectos que fogem do nosso controle, como:
- Fornecedor: Podem haver atrasos do seu fornecedor para entrega de insumos, ou falta da própria matéria-prima. Por isso é importante se preparar para esses imprevistos e garantir o seu estoque.
- Processo: Imprevistos dentro da produção da indústria podem ocorrer a qualquer momento, como uma máquina importante quebrar, funcionários faltar, ou em alguns casos, acidentes de trabalho.
2. Estoque de fluxo
Um estoque de fluxo é importante para garantir que a sua produção não irá ficar parada. Imagine que você tem um cliente fixo, que sempre faz um pedido com as mesmas quantidades, na qual você precisa esperar o prazo do seu fornecedor entregar os materiais necessários para começar a produção.
O estoque de fluxo consegue garantir que a sua produção não irá ficar parada durante esse tempo. Portanto o intuito desse estoque, é fazer um pedido de mais itens do que foi solicitado, para garantir que a sua produção não vai parar.
3. Estoque de ciclo
O estoque de ciclo acontece por motivos de reduzir custos e economizar na entrega. Existem alguns fornecedores que não aceitam pedidos pequenos, às vezes não tem como reduzir um lote.
É como no mercado, quando vamos comprar papel higiênico não podemos comprar apenas um rolo, precisamos pegar pelo menos o pacote mínimo com 4 unidades.
Portanto, mesmo que o seu pedido necessite de um número menor daquela matéria prima, às vezes é necessário pegar uma quantia maior para cumprir a quantia mínima do fornecedor. Ou por questão estratégica, isso pode se tornar uma jogada para negociar o valor do produto e do frete da entrega.
4. Estoque sazonal
Por último, mas não menos importante, temos o estoque sazonal. Existem algumas datas comemorativas, em que o número de vendas aumenta por conta da procura, portanto é importante antecipar e garantir que terá estoque para atender todos.
Por esse motivo, precisa existir um planejamento de acordo com o calendário, e aumentar o número dos pedidos de insumos. Assim garante ter estoque suficiente para atender sem atrasos, ou não perder possíveis pedidos por um prazo grande de entrega.
Identifique o tipo de estoque para sua indústria
Após identificar os tipos de estoque que você tem ou é importante ter na sua indústria, fica muito mais fácil ter o controle do seu estoque. Para facilitar ainda mais, é importante a sua empresa ter a assistência de um sistema ERP.
Esse software irá trazer facilidade para toda sua equipe, tarefas como verificar um estoque, ou gerar ordem de produção, se torna muito mais funcional para os seus colaboradores. Invista nessa ferramenta para reduzir despesas por desperdício e facilitar tomadas de decisões. Veja o que esperar de um ERP para indústrias!
Continue acompanhando a Newsletter da TRS Sistemas, conteúdos novos toda semana para te manter atualizado sobre empreendedorismo e tecnologia!