Principalmente empresas que trabalham com varejo, ou é uma distribuidora de produtos, entende as dificuldades e desafios que um estoque gera. A gestão e controle do estoque é um elemento essencial para a saúde financeira e operacional dessas empresas. A sua falta gera riscos e prejuízos de grande impacto.
Caso você nunca tenha ouvido falar, o Power BI é uma ferramenta poderosa para análise e acompanhamento de KPIs (Indicadores Chave de Performance). Responsável por criar paineis interativos de qualquer área da empresa, é possível fazer isso para melhorar o desempenho do seu estoque.
No post blog de hoje, falaremos sobre a sua importância e 5 indicadores para acompanhar de perto. Portanto, continue a leitura!
Por que monitorar indicadores de estoque no Power BI?
Acompanhar a performance do estoque através do Power BI traz diversos benefícios para sua empresa, como a visão integrada de todos os dados, análise do estoque em tempo real, facilidade em tomadas de decisões mais estratégicas e muito mais.
O Power BI permite construir relatórios claros e eficazes para o controle de estoque ao consolidar dados de diversas fontes em um único ambiente interativo. Isso facilita a análise em tempo real e a criação de visualizações que revelam rapidamente o status dos principais indicadores de estoque.
Importância de acompanhar os indicadores de estoque
Acompanhar os indicadores de estoque é essencial para otimizar o capital de giro, reduzir custos de armazenagem, prevenir desperdícios e melhorar a satisfação do cliente.
Esses indicadores apoiam a tomada de decisões estratégicas, ajudam a prever a demanda e aumentar a lucratividade, tornando a empresa mais competitiva. Um bom controle de estoque permite manter o equilíbrio entre oferta e demanda, reduzindo custos e melhorando a experiência do cliente.
Indicadores para análise de estoque
A seguir, listamos os 5 principais indicadores para melhorar a sua gestão através da análise pelo Power BI:
1. Giro de estoque
O giro de estoque mede a rotatividade do produto, ou seja, a frequência com que o estoque é renovado em determinado período. O acompanhamento desse indicador irá identificar quais dos itens apresentam a menor rotatividade de vendas.
Assim se cria um planejamento de estratégias para aumentar as vendas desses determinados produtos.
2. Cobertura de estoque
A cobertura de estoque é o responsável por indicar quantos dias o estoque atual conseguirá cobrir a demanda prevista, para assim atender todos os clientes.
O monitoramento deste indicador pelo Power BI pode indicar com sinais de alertas para casos de estoques críticos. Para assim novas compras serem realizadas respeitando os prazos de clientes e fornecedores.
3. Estoque médio
O estoque médio mede a quantidade de produtos disponíveis durante um período inicial e final específico de tempo.
No Power BI é possível fazer o dashboard como um cálculo dinâmico que mostra com base em períodos selecionados.
4. Taxa de Ruptura de Estoque
A ruptura no estoque está assimilada a falta do produto no momento da compra, o que pode gerar uma má experiência ao cliente, prejudicando a imagem da empresa.
O uso de gráficos em barras no Power BI, pode permitir uma fácil visualização dos períodos com maiores taxas de ruptura de cada produto.
5. Produtos Obsoletos
Os produtos obsoletos são aqueles que estão parados ocupando espaço no estoque, sem serem vendidos ou utilizados, e não tem mais utilidade ou demanda.
A utilização de filtros por data e um gráfico de dispersão para evidenciar quais produtos precisam de ações, como promoções ou liquidações pode ser uma alternativa valiosa para a sua análise.
Conclusão
Os indicadores de estoque discutidos são fundamentais para uma gestão eficiente, pois fornecem dados essenciais para equilibrar oferta e demanda, evitar excessos e rupturas, e otimizar custos de armazenamento.
O uso do Power BI para centralizar esses indicadores permite que a empresa tenha uma visão unificada e em tempo real do desempenho do estoque, facilitando a tomada de decisões rápidas e embasadas.
Adotar essa ferramenta é um passo importante para um controle proativo e estratégico, contribuindo diretamente para a saúde financeira e operacional do negócio e fortalecendo sua competitividade no mercado.
Conheça mais sobre a consultoria e implantação de dashboard que a TRS Sistemas pode agregar a sua análise, clique aqui e saiba mais. Continue acompanhando conteúdos semanais sobre empreendedorismo, atualizações e tecnologia, assine a Newsletter da TRS Sistemas!