Imagino que já deve ter passado pela sua cabeça qual seria o momento certo para investir em um software ERP. A resposta mais assertiva para essa dúvida seria: Quando você sente que as coisas estão saindo do seu controle.
Mas seria bom evitar um grande desastre, e para isso, separamos algumas situações que apontam a necessidade de investir em um software ERP o quanto antes. Portanto continue a leitura, para descobrir quais são esses sinais.
O que é um software ERP?
Um software ERP é uma plataforma de gestão, o seu termo significa “Enterprise Resource Planning”. Essa tecnologia serve para unificar as informações de todos os setores, automatizar processos manuais e armazenar dados.
Com um ERP é possível gerenciar todos os setores da empresa, através de uma única plataforma. Setores que são essenciais para o bom funcionamento de toda gestão, como: Finanças, faturamento, compras, estoque, produção, suporte e vendas.
5 sinais de que é o momento de investir em um software ERP
Para entender qual é o momento ideal de investir em um software ERP, é preciso perceber os sinais. Confira 5 sinais que são importantes para serem monitorados de perto.
1. Dificuldade de controlar as informações e tarefas
Se você percebe que está constantemente apagando incêndios e lidando com problemas operacionais diários, em vez de se concentrar em estratégias de crescimento e inovação, isso pode indicar que os processos atuais estão desorganizados e ineficientes. Uma plataforma de gestão pode fornecer uma estrutura sólida para melhorar o controle e a gestão de todas as áreas da empresa.
2. Perdas e prejuízos
Se a sua empresa está enfrentando dificuldades financeiras, com perdas constantes ou prejuízos que não podem ser explicados, pode ser um sinal de que os sistemas atuais não estão sendo eficientes. Você pode estar tendo prejuízos por não registrar corretamente um produto no estoque, ou por esquecer de pagar algumas contas por conta da má gestão do financeiro.
3. Descontrole no estoque
Problemas de excesso no estoque, falta de produtos ou dificuldades para rastrear os movimentos das mercadorias. Esses são problemas típicos de quem não tem um sistema que faça toda gestão do estoque, pode ser que use algumas ferramentas, mas que não são completas e deixam a desejar em alguns critérios.
4. Problemas de integração
Falando em ferramentas, isso pode se tornar uma grande dor de cabeça quando diferentes departamentos da sua empresa estão usando sistemas isolados que não se comunicam entre si. Essas diferentes ferramentas e sistemas podem levar a redundâncias de dados, erros e dificuldades na colaboração.
5. Dificuldade de tomada de decisões
Se a sua equipe de gestão está lutando para obter informações precisas e atualizadas para embasar suas decisões, isso pode indicar que os processos de relatórios e análises atuais são inadequados. Um sistema ERP pode fornecer insights em tempo real por meio de relatórios personalizados, facilitando a tomada de decisões informadas e estratégicas.
Conclusão
Nesse cenário, um ERP pode se tornar uma solução para todos esses problemas. O investimento em um software ERP traz diversos benefícios para a sua empresa, tais como:
- Automatização de processos;
- redução de custos;
- Diminuição de erros;
- Melhor visualização para tomadas de decisões;
- Integração entre áreas e sistemas;
- Otimização de estoque;
- Maior segurança de dados e informações.
Quer conhecer mais do software Sistema Impacto? Clique aqui e veja suas principais funções e módulos que atende. Entre em contato para mais informações.
Não deixe de continuar acompanhando assuntos como esse, assine a Newsletter da TRS Sistemas e garanta ter acesso a informações sobre empreendedorismo e tecnologia!