Acompanhar os resultados e métricas das vendas é o principal ponto para aquelas empresas que buscam o crescimento. Aumentar resultados e cumprir metas, são méritos que acontecem com estratégias montadas após análises de resultados e performance.
No post blog de hoje, falaremos como o uso eficaz de uma das ferramentas de análise de dados mais conhecido no mundo, pode ajudar a alcançar os resultados tão esperados. Portanto continue sua leitura, pois hoje falaremos sobre análise de indicadores de vendas com o Power BI.
O que são indicadores?
Primeiramente, vamos entender um pouco o que são de fato indicadores. Também conhecidos como métricas ou KPIs, são medidas utilizadas para avaliar o desempenho ou o progresso em direção a objetivos específicos da empresa. Eles são essenciais para monitorar e entender o desempenho de uma empresa ou de seus componentes, fornecendo uma maneira objetiva de avaliar o sucesso ou identificar áreas que precisam de melhoria.
Com os indicadores, é possível ter um guia para tomadas de decisões mais assertivas e seguras. E ter o investimento de uma ferramenta de dashboard como o Power BI, traz uma visualização vantajosa dos principais indicadores que devemos ficar de olho.
Indicadores de vendas
Acompanhar o desempenho das vendas ao longo do tempo é essencial para entender o crescimento da empresa. O Power BI pode consolidar dados de várias fontes, como sistemas ERP, PDV e plataformas de e-commerce, para oferecer uma visão abrangente das vendas e receitas.
Abaixo, citamos seis indicadores de vendas que são importantes para prestar atenção e manter o crescimento desejado.
1. Ticket Médio
Refere-se ao valor médio gasto por cliente em cada compra, fornecendo uma indicação direta da lucratividade do negócio.
2. Custo de Aquisição de Cliente (CAC)
Este indicador avalia todos os gastos relacionados à atração e conversão de um cliente, como despesas de marketing, custos internos e investimentos em ferramentas e softwares.
3. Lifetime Value (LTV)
Representa o valor total esperado que um cliente trará para o negócio durante seu tempo de relacionamento com a empresa. O LTV é calculado multiplicando-se o ticket médio pelo número médio de compras por cliente e pela duração média do relacionamento do cliente com a empresa.
4. Retorno sobre o Investimento (ROI)
Essencial para avaliar a eficácia das estratégias de vendas, o ROI calcula a porcentagem de lucro ou prejuízo gerado em relação ao investimento realizado em uma estratégia específica.
5. Receita Recorrente Mensal (MRR)
Este indicador mensura a receita gerada mensalmente a partir de vendas recorrentes, fornecendo uma previsão das receitas futuras e facilitando o planejamento financeiro.
6. Taxa de conversão de vendas
A taxa de conversão de vendas é um indicador essencial que avalia a eficácia da equipe em transformar leads em clientes. Acompanhar essa métrica no Power BI possibilita a identificação de tendências, a compreensão da eficácia de diversas estratégias de vendas e a realização de ajustes conforme necessário.
Com o monitoramento desses seis indicadores de vendas, o comercial cria uma arma secreta muito importante para sua equipe de vendas. O Power BI consegue transformar esses dados brutos em um dashboard poderoso para criação de estratégias da sua empresa.
Uma ferramenta de análise de dados nas mãos de gestores é primordial para o crescimento da empresa. Continue acompanhando a Newsletter da TRS Sistemas, com conteúdos novos sobre empreendedorismo e tecnologia toda semana!