4 Dicas para aumentar as vendas no varejo

A busca pela estratégia perfeita que aumente as vendas do seu varejo é interminável. Quantas vezes você já se deparou com estratégias que prometiam ganhar rios de dinheiro, mas na prática não era tão efetiva assim.

Mas mesmo assim, a busca por atrair mais consumidores e gerar conversão deve ser persistente. Entretanto é importante se concentrar em ações que também fidelize e crie relacionamento com os seus clientes.

No post blog de hoje citamos 4 dicas que irão ajudar a aumentar as suas vendas no varejo. Portanto continue sua leitura e guarde essas dicas! 

 

4 Dicas para aumentar as vendas do seu varejo 

1. Humanize o atendimento

O atendimento é um dos pontos principais em uma venda, a experiência do cliente muitas vezes se mostra sólida nesse momento. O atendimento sendo físico ou online, é importante se manter humanizado para que o consumidor volte a comprar com a sua loja.

No atendimento físico é importante ter atendentes prontos para esclarecer dúvidas e mostrar as melhores oportunidades para o cliente, mas sem ser insistente. Não são todos os clientes que gostam de ajuda na hora de ir às compras, por isso é interessante criar um sistema que identifique quem deseja ajuda, ou não. Além de fornecer treinamento aos seus funcionários, para todos os clientes serem atendidos por um único padrão.

No atendimento online na maioria das vezes todos os processos são feitos através de uma plataforma, sem a necessidade de comunicação com outra pessoa. Entretanto, se certifique que caso seja necessário do cliente entrar em contato com a sua loja, ele consiga de um jeito simples e sem burocracia. Se você criar só processos robotizados no atendimento, muitas vezes o consumidor tende a desistir da compra, então tenha atendentes de prontidão para que isso não aconteça. 

 

2. Colete feedback e melhore!

Feedbacks e pesquisas de satisfação tem um objetivo: Melhorar suas ações e produtos. Se você está coletando feedbacks com frequência mas não faz melhorias nas suas ações, ou não está aplicando essa estratégia no seu varejo, tem algo de errado. 

Essa é a melhor forma de escutar o seu cliente e propor melhorias ao seu negócio, portanto avalie a satisfação dos seus clientes e analise mudanças para reclamações recorrentes. Uma mudança pode ocorrer através de treinamentos, troca de sistema ou melhora dos seus recursos.   

 

3. Venda cruzada 

Venda cruzada é uma técnica usada para aumentar o valor da compra do cliente, na maioria das vezes isso acontece de forma muito sútil. Um dos empreendimentos que usa essa técnica, são os supermercados. 

Exemplo: No corredor de macarrão do supermercado, também encontramos molho e queijo ralado. Pois são itens muito comuns que compõem a macarronada dos brasileiros, então a chance do consumidor colocar no seu carrinho é muito alta.  

Portanto é interessante aplicar essa técnica no seu empreendimento quando um cliente vem até a sua loja. Na maioria das vezes o consumidor vai às compras quando busca uma solução. Como uma mulher que vai a um evento e precisa de um novo vestido, se você oferecer itens que compõem a escolha dela, como um acessório, a chance dela aceitar é muito mais alta do que você oferecer um biquíni. 

Crie ofertas estratégicas que vão incentivar a compra de mais produtos. Coloque mercadorias coringas no seu caixa, facilitando a visualização dela e criando oportunidades de aumentar o ticket de compras do seu cliente. 

 

4. Análise o estoque de perto 

Monitorar o estoque do seu varejo de perto é importante para entender quais são os produtos que mais giram. A partir dessa informação, é possível repor produtos no estoque de forma estratégica, priorizando aqueles que mais saem, e fazendo ofertas especiais para aqueles que estão a muito tempo. 

A melhor forma de fazer esse monitoramento é tendo um controle de estoque, como aquele gerenciado por um ERP, que seria nada mais nada menos que um sistema de gestão empresarial. 

O controle de estoque de um ERP permite a fácil visualização de todos os produtos que entram e saem do seu estoque, permitindo registrá-lo e monitorar o tempo que ele permanece no seu armazém. Além de fornecer controle absoluto de toda movimentação das suas mercadorias e trazer eficiência na consulta dos seus produtos. 

 

Ferramentas para aumentar as vendas no varejo 

Investir em ferramentas é uma das melhores formas de aumentar suas vendas. Existem algumas ferramentas que possibilitam um retorno atrativo em algumas áreas da sua empresa, seja organizando sua carteira de clientes com um CRM ou garantindo integrações com outras áreas do seu negócio. 

Se você busca um investimento assertivo para o seu varejo, recomendamos um ERP. Um sistema de gestão possibilita a integração de todos os setores da sua empresa, facilitando não apenas no controle do seu estoque como citado acima, como também deixando o seu financeiro em conformidade legal com emissões de nota de entrada e saída dos seus produtos. 

Além disso, manter um bom relacionamento com os seus fornecedores é crucial para melhorar os seus preços de compra, e isso também é possível através de um cadastro de fornecedores

 

Sem contar que existem diversas outras necessidades que o setor de varejo exige, e um ERP como o Sistema Impacto é preparado justamente para atender esse segmento. Para conhecer mais sobre essa solução, clique aqui.

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