varejo e-commerce

Como varejista, você deve saber que não é de hoje que o mercado está mudando. As vendas on-line vem em uma crescente cada vez maior, e com isso o e-commerce tende a se expandir.

Se você tem um varejo físico e está em busca de alavancar sua empresa, o comércio eletrônico é a melhor forma de atingir o seu objetivo. Neste artigo separamos as principais informações sobre como preparar o seu varejo físico para e-commerce, e os seus benefícios. Portanto continue a leitura!

 

Varejo Físico e E-commerce

O que é varejo? Varejo é um modelo de vendas de produtos, com alvo principal para o consumidor final. Trata-se de um comércio que contém algumas variantes, podendo usar canais presenciais e/ou digitais, para comercialização das suas soluções.

A principal diferença entre varejo físico e varejo no e-commerce é por onde ocorre a sua comercialização. O varejo físico acontece em pontos comerciais fixos, como lojas de ruas e shoppings. Já o varejo no e-commerce acontece em um ambiente digital, através de plataformas de vendas na internet.

 

Vantagens do varejo no e-commerce

Quando temos um varejo físico os negócios podem ir bem, mas as suas vendas ficam limitadas apenas para os clientes das suas redondezas. Já no e-commerce é possível expandir a sua empresa, e alcançar mais pessoas além da localidade da sua loja.

Essas são algumas vantagens que o e-commerce oferece:

 

Alcance

Como falado acima, o alcance de novos consumidores no e-commerce aumenta significativamente, pois você não depende apenas da sua região. A venda pela internet pode ser feita para todo o Brasil, alcançando potenciais clientes de diversos estados.

Entretanto, para isso acontecer, é necessário ter um fluxo de logística para que a entrega seja bem alinhada.

Estoque

Quem trabalha com varejo físico está acostumado a depender de ter produto suficiente em seu armazém. Entretanto, quando falamos em vendas pela internet, não há necessidade de se apegar a esse requisito, já que você pode praticar tipos de venda como dropshipping. No qual o produto não precisa estar estocado, e sim sob responsabilidade do fornecedor, incluindo a dinâmica de envio para o cliente. 

Custos e infraestrutura

Para alcançar novos públicos você pode pensar também em abrir outras sedes da sua empresa, mas isso exige um custo de infraestrutura que talvez não seja apropriado para esse momento. 

Então uma forma de expandir e não ter o adicional de valores que uma loja física exige, é apostar no ambiente digital. Para isso você irá precisar de uma estrutura digital, mas os custos nem se comparam a uma loja física.  

Horário de funcionamento

O seu varejo no e-commerce conta com a vantagem de nunca fechar, aberto 24 horas e 7 dias na semana, sem feriados ou horário comercial. Uma ótima oportunidade para explorar mais oportunidades de vendas, e atrair clientes que costumam comprar de madrugada pela internet. 

 

Passo a passo: Como trabalhar o varejo físico em e-commerce

Chegamos na parte que você mais esperava, como preparar o seu varejo físico em e-commerce? Caso você esteja em busca de aproveitar as oportunidades que o digital proporciona, ou começar do zero o seu varejo direto pelo e-commerce, siga esses passos: 

 

1. Escolha uma boa plataforma de e-commerce

Antes de tudo você precisa criar o seu ambiente digital para conseguir vender os seus produtos de forma profissional. Portanto invista em uma plataforma de e-commerce que atenda bem os seus requisitos. 

Você pode criar a sua própria loja online, ou investir em uma plataforma de e-commerce na qual teria uma lista de recursos, desde a criação até a implantação de ferramentas, evitando ter que contratar um programador para criar aqueles códigos complexos.

 

2. Conheça como o seu público reage no digital 

Uma característica muito forte no e-commerce, é que ao mesmo tempo que você alcança mais pessoas, é um ambiente com muitos concorrentes. 

Você pode se deparar com outras empresas vendendo produtos muito similares ao seu, com preços melhores, ou outras condições atraentes. Ou até mesmo se deparar com empresas que tenham uma estrutura digital com mais variedades, mais vantagens de entrega e de pagamento. 

Para se prevenir, você precisa conhecer como o seu público se comporta na internet, além de pesquisar também o comportamento dos seus concorrentes. 

  • Defina a sua persona;
  • Analise o comportamento e hobbie do seu público; 
  • Analise os principais horários que o seu público está online; 
  • Acompanhe os preços praticados no mercado;
  • Esteja em vários canais de venda;
  • Fique de olho nas tendências do mercado. 

 

3. Invista na experiência do cliente online 

A experiência do cliente irá acontecer dentro do ambiente digital, portanto é fundamental fornecer uma boa experiência de navegação. Isso não inclui somente a aparência do e-commerce, que é um aspecto muito importante que deve transmitir profissionalismo e segurança aos consumidores, mas também aspectos como:

  • Descrição completa dos produtos;
  • Fotos de qualidade;
  • Dúvidas frequentes;
  • Suporte e atendimento quando necessário;
  • Site com versão para mobile;
  • Velocidade de carregamento.

 

4. Invista em ações de marketing 

Com a plataforma de e-commerce em funcionamento, agora é hora de partir para ações de marketing. Para isso, estabeleça uma presença no digital, e crie campanhas de anúncio encaminhando os seus potenciais clientes para o seu site.  

Essas são algumas das ações de marketing que você pode fazer para divulgar o seu varejo no e-commerce:

  • Google Ads;
  • META Ads;
  • Remarketing;
  • SEO para e-commerce; 
  • Redes sociais.

Análise qual dessas opções melhor se encaixa para a sua estratégia, você pode fazer uma, ou utilizar um conjunto de ações. Não esqueça de analisar constantemente para saber se o orçamento destinado às ações está dando resultados ou não. 

 

5. Conte com a tecnologia 

A melhor forma de usar a tecnologia no e-commerce, é auxiliando na gestão da empresa. Coordenar todas as funções que o comércio eletrônico exige, além do seu varejo físico, não é um trabalho simples sem ajuda. 

Nesse caso uma ótima solução seria um sistema de gestão, como um ERP. Um ERP é um software que integra todos os setores da sua empresa, incluindo um hub de integração para e-commerce. Ele possibilita o envio das informações do e-commerce para sua gestão em tempo real, automatizando processos e garantindo informações atualizadas e consistentes. 

Conheça o Sistema Impacto, um ERP integrado que é especializado em varejo. Ele integra todos os setores da sua empresa, automatiza tarefas, controla o estoque, gera relatórios para análise e muito mais. 

 

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