Ter um controle de vendas é primordial para gerar um bom relacionamento. Um dos pontos negativos de uma empresa que não tem organização em seus processos é passar uma primeira impressão ruim aos clientes.
Um planejamento e controle de vendas bem estruturado traz diversos benefícios para a sua gestão. Portanto, continue sua leitura e entenda o que é o controle de vendas e como colocar em prática na sua empresa.
O que é um planejamento e controle de vendas?
Um planejamento e controle de vendas, conhecido também como PCV, envolve uma série de processos e funcionalidades que ajudam uma empresa a gerenciar, organizar e otimizar suas operações de vendas.
Esse trabalho geralmente é feito por um gestor de vendas, no qual é o responsável por garantir o sucesso em todas as fases do consumidor na sua jornada com a empresa. Portanto podemos resumir PCV como um método de monitoramento do processo por trás da venda.
Qual a importância do planejamento e controle de vendas?
O acompanhamento de todo processo da venda, garante o sucesso do contato com o cliente, gerando atitudes que beneficiam a empresa, como o aumento no faturamento, o retorno de um cliente satisfeito e uma possível indicação.
Além de ser possível a criação de campanhas internas motivando o setor comercial. Uma equipe engajada traz mais rentabilidade para empresa com resultados satisfatórios e atitudes positivas.
Como fazer um controle de vendas?
Para implementar um controle de vendas que seja eficiente, é preciso seguir algumas práticas, nos quais citamos abaixo:
1. Tenha registrado todos os dados dos seus clientes
O registro dos seus clientes será como um guia para entender o comportamento deles. Nesse registro é importante ter todas as informações sobre o cliente, produtos consumidos, quantidade e sua frequência.
Ter esse tipo de administração irá ajudar em fazer orçamentos personalizados e entrar em contato futuramente para fidelizar o cliente.
2. Estabeleça metas e objetivos
Para tomar decisões, é importante estabelecer onde você quer chegar. Por esse motivo tenha estabelecido metas e objetivos no seu planejamento.
Não se esqueça de estabelecer metas mensuráveis, objetivas e claras. A intenção é cumprí-las a fim de melhorar os resultados da empresa.
3. Mantenha uma comunicação cordial com a equipe
A comunicação com a sua equipe deve ser sempre engajada e constante. Geralmente em uma venda, a equipe comercial acaba sendo apenas cobrada, causando falta de equilíbrio e uma pressão desnecessária.
Encourage e mantenha o seu time engajado, fazendo com que ele tenha vontade de trazer resultados positivos constantemente. Uma equipe engajada produz e traz resultados muito melhores.
4. Análise e monitore os resultados
Monitorar e analisar o trabalho dos vendedores e o comportamento dos clientes também é um trabalho do gestor. Monitore pelo menos uma vez por semana os resultados dos seus vendedores e análise o comportamento dos clientes.
Não esqueça da importância de também analisar os principais indicadores, como a produtividade da equipe, os custos comparado ao mercado e as perdas.
5. Tenha o auxílio de um bom sistema de gestão
Imagina o seu vendedor realizar todos os passos de forma bem sucedida e no final não ter aquele produto em estoque? Ou aconteceram outros tipos de erro por conta da ferramenta utilizada não ser suficiente para sua demanda?
Por esses e muitos outros motivos, o planejamento e controle de vendas se torna falho feito manualmente ou por planilhas. Um sistema de gestão, por outro lado, auxilia os seus vendedores em todos os processos, desde vendas, estoque, faturamento e a logística de entrega. Todas as rotinas necessárias desses departamentos através de uma única plataforma.
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